Diretor da Rede Globo explica desligamento do sinal analógico e como ter acesso ao digital

Para assistir à TV Clube em HD, em Teresina, o usuário pode acessar o canal 4.1

Diretor de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Rede Globo, André Dias (Foto: Carlienne Carpaso/ Portal ClubeNews)

O sinal analógico de televisão foi desligado no Piauí no dia 31 de dezembro de 2023. A transição para o sistema digital, no estado, iniciou em maio de 2018 com o desligamento do sinal analógico da capital Teresina (PI) e outras cinco cidades piauienses. Para assistir à TV Clube em HD, em Teresina, o usuário pode acessar o canal 4.1.

O diretor de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Rede Globo, André Dias, explicou que as emissoras e afiliadas seguem uma determinação do Governo Federal, por meio do decreto n° 5.820, de 19 de junho de 2006, que institui a implantação do sistema de TV Digital no Brasil. O sistema é gratuito e possui melhores qualidades de imagem e som.

TVs fabricadas a partir de 2010

Segundo André Dias, aparelhos de televisão fabricados a partir de 2010 já possuem um conversor, dispositivo responsável pela transformação do sinal analógico em digital. Para isso, os moradores de municípios do interior precisam ficar atentos se nas cidades em que residem possuem torre de transmissão digital.

“Se ele tiver uma televisão que foi fabricada depois de 2010, essa televisão tem um conversor digital instalado dentro dela. Basta ele olhar a antena dele. Se for uma antena UHF, ele aponta para onde está a torre, ele vai ao controle remoto da TV e seleciona a opção ‘busca de canais’. É automático.  São canais digitais, com melhores som e imagem. É muito fácil e simples”, explicou.

Antes de 2010

O conversor deverá ser adquirido caso a televisão seja fabricada antes de 2010. Além disso, o usuário vai precisar de uma antena modelo Ultra High Frequency (UHF), termo em inglês que significa Frequência Ultra-Alta. A antena deve ser instalada em um ponto alto, em direção à torre de transmissão.

“Se a televisão for antiga, de tubo, fabricada antes de 2010, ele vai precisar ir a uma loja de antenas e comprar um conversor. É uma peça, que vai custar entre R$ 30 e R$ 40. Ele vai instalar esse conversor na televisão e fazer a mesma operação. A televisão só precisa estar funcionando”, disse Dias.

Antena parabólica digital (Foto: Divulgação)

Beneficiários de programas sociais

Quanto às regiões que não possuem torre digital, André Dias explicou que é necessária a aquisição de uma antena parabólica. Beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, receberão o dispositivo e a instalação gratuitamente.

“Nas cidades que não têm a torre digital instalada, elas ficam dependentes do sinal digital da nova parabólica. A nova parabólica não é mais aquela antena enorme. Agora, é uma antena do tamanho de uma pizza, que pode ser instalada em cima da casa ou no muro. Ela só não pode ter nada na frente”, ressaltou.

Para saber se você pode ter acesso ao benefício, basta entrar em contato pelo número 0800 729 2404. Se a antena parabólica do usuário não estiver funcionando, André Dias explicou que o aparelho não será instalado na residência.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar