Os povos de Terreiro do Piauí inauguraram, na tarde deste domingo (14), a primeira estátua de Iemanjá de cor negra do Piauí. O monumento da orixá ligada ao mar fica localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, região Sul de Teresina. A escultura foi produzida pelo artesão Jean Pimentel, do Polo Cerâmico da capital.
O evento contou com a presença de várias lideranças de Matriz Africana. O pai de santo, Ítalo de Ologum Edé, em entrevista ao Portal ClubeNews, disse que a nova escultura – que representa Iemanjá de pele negra – reforça a ancestralidade das crenças de matriz africana.
“É muito importante para todos nós de matriz africana estarmos aqui reunidos, colocando uma imagem negra. De fato é a nossa essência, a nossa matriz africana. Mostra a nossa ancestralidade, a nossa cultura, religiosidade e a nossa fé perante todo esse caminho sagrado que a gente vive”, destacou.
A imagem fica às margens da Avenida Marechal Castelo Branco e já foi alvo de vandalismo. O babalorixá, pai Ítalo, pediu respeito às diversas expressões de fé e reforçou a necessidade do combate à intolerância religiosa.
“Todo mundo se juntou e a gente conseguiu, através da ajuda de um empresário, colocar ela de uma forma que nos representasse de fato. Isso mostra que a gente está mais firme, mais forte e que a gente vai combater a intolerância religiosa quantas vezes for preciso”, pontuou.
Cássio de Oxum, pai pequeno da Casa de Iemanjá, disse que a orixá também representa a ruptura contra o preconceito da sociedade em relação à crença.
“Iemanjá é a mãe de todas as cabeças e é a mãe que cuida de todos os filhos, que são de religiões de matriz africana, tanto de umbanda como de candomblé. Esse momento é super especial para a gente para mostrar o quanto Iemanjá significa para quebrar os preconceitos que a sociedade tem contra a nossa religião. Nós somos uma religião de caridade e que pratica o amor pelo próximo”, afirmou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar