É comum os relatos de que ganharam um peso extra no final de ano, com as ceias de natal e ano novo, além de todas as confraternizações. Para evitar exageros e possíveis danos à saúde, a TV Clube conversou com o nutricionista Lucas Reckia.
“A gente deve manter o equilíbrio, porque a alimentação leva muito mais aspectos do que somente o nutriente, entre eles, a parte social. Ainda mais nessa época do final de ano, em que nos reunimos ao redor da mesa com familiares e amigos. Isso faz parte da nossa saúde. Mas não é porque faz parte, que devemos exagerar”, disse.
O nutricionista contou também que as comidas gordurosas são os principais pratos nas ceias de final de ano, e que devemos tomar cuidado com a gordura, para evitar possíveis problemas futuros.
“A gordura é um dos nutrientes com maior dificuldade de digestão, e a maioria dos pratos de fim ano são mais gordurosos. É importante sempre equilibrar com pratos mais leves, usar e abusar de salada de frutas, e pensar nas combinações para não ter um probleminha intestinal causado pelo excesso de gordura”, explicou.
PRÁTICA DE EXERCÍCIOS
O nutricionista comenta que o final de ano é um momento especial de comemorações entre amigos e familiares e, para ele, está tudo bem sair da dieta nessa data. No entanto, ele destaca a importância de manter a prática de atividade física durante todo o ano para equilibrar melhor com a alimentação.
“Podemos sim nos soltar durante a comemoração, mas lembrar que as comemorações não duram o ano inteiro. Nos outros dias, praticar atividade física, ser uma pessoa ativa”, comentou.
E mesmo se você considerar que exagerou nas ceias, o nutricionista diz para evitar a ansiedade. “Não se culpar muito, sempre conseguimos correr atrás do balde que a gente chuta nesse dia”, aconselhou o nutricionista.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
