
Seis cavalos foram sacrificados após quebrarem as pernas durante corrida na 21ª Vaquejada de Pitombas, na zona rural do município de Sebastião Barros, no último final de semana. Os animais foram mortos respeitando os protocolos necessários para evitar sofrimento prolongado.
A informação foi confirmada pela Prefeitura de Sebastião Barros, que desmentiu as supostas mortes de 20 animais durante o evento. Sobre a situação, a gestão municipal lamentou a situação e afirmou que medidas legais para denunciar a divulgação de fake news (notícias falsas) estão sendo adotadas.
“Trata-se de notícia falsa (a morte de 20 animais), visto que todas as regras para a prática do esporte, que é regulamentado por lei, foram seguidas. Segundo a equipe organizadora, seis animais quebraram a perna durante a corrida, motivo pelo qual foram posteriormente sacrificados, protocolo adotado em todas as vaquejadas para evitar o sofrimento prolongado do animal, além de um animal que morreu após uma corrida”, pontuou a nota.
A Delegacia Seccional de Corrente informou que um inquérito policial foi instaurado para investigar o crime de maus tratos, e que também foi verificado que a pista de corrida não é adequada para prática de vaquejada. O material do terreno pode ter contribuído nas lesões sofridas pelos animais durante a competição.
VEJA NOTA DA POLÍCIA NA ÍNTEGRA
A Delegacia Seccional de Corrente-PI, na noite do dia 11 de junho de 2024, tomou conhecimento, por meio de portais de comunicação, de um possível crime de maus tratos aos animais ocorrido durante a vaquejada no último fim de semana, na localidade Pitombas, zona rural de Sebastião Barros, e de pronto instaurou por meio da 2ª Delegacia de Polícia de Corrente-Pi, procedimento policial para investigar crime de maus tratos aos animais.
Durante a manhã de hoje, dia 12 de junho, fez diligências no Parque de Vaquejada na localidade Pitombas, zona rural de Sebastião Barros, com equipe composta por Delegado, agentes e perito criminal, e constatou de forma preliminar que não houve 20 animais mortos durante a vaquejada.
Conforme descrito na denúncia, e que no local havia alimentação, água, e estrutura adequada para o confinamento dos animais, e que foi verificado que 6(seis) animais tiveram traumas nas articulações durante a corrida na pista e foram sacrificados, e outro animal teve óbito no local de confinamento por causas desconhecidas.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar