Reitoria da Ufpi: Nadir Nogueira denuncia tentativa de deslegitimar vitória em eleição

A UFPI informou que o rito para escolha da lista tríplice do processo segue os trâmites legais.

Assembleia comunitária UFPI – Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

Passado 40 dias após o resultado das eleições para a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professores e alunos participaram, na manhã desta quarta-feira (26), de uma Assembleia Comunitária para pressionar a homologação da lista tríplice para ser entregue ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para a escolha do novo reitor.

A chapa encabeçada pela professora Nadir Nogueira ganhou 48% dos votos na eleição acadêmica. Ela participou da manifestação e citou que tentam deslegitimar a sua vitória.

A eleição aconteceu no dia 16 de maio de 2024. Nadir Nogueira e o candidato a vice-reitor Edmilson Miranda conquistaram 6.647 votos válidos.

“Historicamente, quem se inscreve na lista tríplice é quem participa da consulta, que foram três chapas. Mas, esse lapso temporal gera um questionamento da insegurança jurídica. Nós não deixaremos que ela seja maculada com qualquer tentativa de golpe. Estamos aqui em defesa de qualquer tentativa de deslegitimar a vitória e vontade de 48% da comunidade universitária”, disse a professora Nadir.

Professora Nadir Nogueira – Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

A representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Thaís Dias, explica que a assembleia é uma manifestação da democracia na campanha “reitora eleita é reitora empossada”

“A gente vem acompanhando com muita preocupação o que está acontecendo no último Conselho Universitário. Já viemos de quatro anos onde teve uma intervenção. Então, não é esse posicionamento que a gente quer. Queremos a homologação do resultado das eleições para a reitoria”, contou a estudante.

Assembleia comunitária UFPI – Foto: Isadora Cavalcante/ClubeNews

Paralelo ao movimento, o atual reitor, Gildásio Guedes, esteve com 42 integrantes do Conselho Universitário (CONSUN) para homologar ou não o resultado da eleição para a reitoria.

Em nota, a assessoria de imprensa da UFPI informa que o rito para escolha da lista tríplice do processo para escolha de reitor está seguindo os trâmites legais, dentro dos prazos e regramentos estabelecidos pelo CONSUN.

Confira a nota completa abaixo:

A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí informa que o rito para escolha da lista tríplice do processo para escolha de reitor (a) está seguindo os trâmites legais, com respeito aos prazos e regramentos estabelecidos pelo Conselho Universitário (CONSUN), o que já é de conhecimento da comunidade acadêmica. A Administração Superior da UFPI reitera que não interfere no processo e que cabe ao CONSUN o anúncio e a justificativa do resultado da lista que será apresentada. Ademais, respeita todas as manifestações pacíficas e democráticas.

LEIA MAIS

Professora Nadir Nogueira vence a eleição para reitoria da UFPI

Adufpi e Sintufpi pressionam para nomeação de Nadir Nogueira na UFPI


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar