Uma operação policial no Residencial Parque Brasil III, nesta quarta-feira (11), busca retirar as famílias que ocuparam apartamentos e casas que, segundo elas, estavam vazios, na zona Norte de Teresina. As forças policiais cumprem ordem de desapropriação da Justiça Federal. As casas são do Programa Minha Casa Minha Vida. No local, há equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Guarda Municipal de Teresina e Bombeiros.
As primeiras famílias chegaram ao local na sexta (6). Mais de 200 famílias já ocupam as unidades habitacionais.
Na segunda (09), em uma tentativa de desapropriação, três guardas municipais ficaram feridos. Eles foram atingidos com pedradas. Um dos guardas foi ferido na mão e vai passar por cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina.
As mais de 160 unidades habitacionais no residencial serão destinadas às famílias que residem em áreas de risco atendidas pelo Programa Lagoas do Norte, de acordo com a Prefeitura de Teresina. A obra é construída em parceria com a Caixa Econômica Federal.
“Além de famílias beneficiadas pelo Lagoas do Norte, também ocuparão parte das unidades famílias inscritas na Coordenação de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), parte delas em situação de vulnerabilidade e que aguardam por habitação e que atualmente residem na rua Campo Maior e nas proximidades da Ponte da UFPI, na avenida Ulisses Marques”, informou a Prefeitura de Teresina.
Prefeitura
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) esclareceu que “as casas e os apartamentos do Parque Brasil ainda não haviam sido entregues aos proprietários porque estavam sendo reformados. Na invasão ocorrida em outubro do ano passado, muitas residências tiveram portas, janelas e paredes depredadas e só poderiam ser entregues aos sorteados após o conserto”.
“Já havia programação para a entrega dos imóveis, mas a atual invasão está prejudicando o cronograma. O prefeito Doutor Pessoa determinou que as famílias que estão na invasão sejam cadastradas para a possível inclusão em futuros programas habitacionais”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar