Parque Brasil: famílias saem das casas e terão reunião com prefeito de Teresina

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) deve se reunir com os ocupantes e líderes do movimento na sexta (13).

Foto: Divulgação/ Redes sociais

As famílias que ocuparam irregularmente as casas do residencial Parque Brasil III, zona norte de Teresina, foram removidas do local durante a tarde dessa quarta-feira (11). As moradias, que pertencem ao programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com Caixa Econômica Federal, foram ocupadas na última sexta-feira (06).  Mais de 200 famílias ocuparam as unidades habitacionais.

O processo de reintegração ocorreu durante todo o dia de quarta-feira e foi marcado por conflitos, que precisaram ser controlados pelas forças de segurança. Na ocasião, um homem foi atingido no olho por uma bala de borracha. Não há confirmação se ele era um dos ocupantes.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) e o Programa Lagoas do Norte informaram que foi realizado um cadastro junto às famílias para incluí-las em programas habitacionais futuros, caso seja comprovada situação de vulnerabilidade social e econômica. Os imóveis foram desocupados e lacrados novamente pela Caixa (Econômica). A liberação total do residencial foi comunicado pela Semduh às 18h10 em nota oficial.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), deve se reunir com os ocupantes e líderes do movimento na sexta (13).

“Ressalta-se que todos os imóveis do Parque Brasil já têm destinação e não estavam abandonados, mas sim passando por reformas para corrigir os danos causados pela ocupação anterior”, disse a Semduh.

Ocupação

Uma operação policial no Residencial Parque Brasil III, nessa quarta-feira (11), buscou retirar as famílias que ocuparam apartamentos e casas que, segundo elas, estavam vazios, na zona Norte de Teresina. As forças policiais cumprem ordem de desapropriação da Justiça Federal.

Foto: Divulgação/ Redes sociais

A reintegração de posse contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Guarda Municipal de Teresina e Bombeiros.

Veja nota da Prefeitura de Teresina

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Programa Lagoas do Norte informam que as famílias que ocuparam irregularmente as casas do Parque Brasil já foram retiradas do local e os imóveis foram lacrados pela Caixa Econômica Federal.

A Prefeitura de Teresina realizou o cadastro das famílias para incluí-las em futuros programas habitacionais, caso seja comprovada a vulnerabilidade social das mesmas.

É importante frisar que a Prefeitura providenciou veículos para fazer a mudança das famílias para os endereços que elas próprias informaram.

Uma reunião entre o prefeito Doutor Pessoa e representantes do grupo que ocupou as casas será realizada na sexta-feira, dia 13 de agosto.

Ressalta-se ainda que todos os imóveis do Parque Brasil já têm destinação e não estavam abandonados, mas sim passando por reformas para corrigir os danos causados pela ocupação anterior.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar