Infectologista acredita que variante Delta já circula no Piauí

Apesar da Sesapi garantir que não há registro oficial da variante no estado, o médico infectologista Kelson Veras acredita que a Delta já esteja em circulação.

Sesapi recomenda que municípios realizem barreiras sanitárias para identificar variante Delta no Piauí. (Foto: Prefeitura de Luís Correia)

Nesta quinta-feira, 12 de agosto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação Estadual de Epidemiologia, informou que até o momento, o Piauí não tem registros de casos da variante Delta.

Segundo o Ministério da Saúde, já foram registrados 570 casos da variante em todo o Brasil, sendo a maior parte no Rio de Janeiro (206) e em São Paulo (96). O trânsito de passageiros entre esses estados e o Piauí é motivo de preocupação para as autoridades sanitárias.

Em entrevista ao portal ClubeNews, o médico infectologista Dr. Kelson Veras afirmou que, apesar de não haver registros oficiais, é possível que a variante Delta já esteja em circulação no Piauí. “Embora não haja confirmação oficial, é indubitável que a mesma já circule no Piauí. Isso é motivo de elevada preocupação do ponto de vista da saúde pública. [A ausência de confirmação] se explica pela falta de exames de sequenciamento em quantidade suficiente para detectar novas variantes”, declarou.

O médico ainda atentou para a importância do avanço da vacinação completa como forma de combater uma possível nova alta de casos de Covid-19 devido à variante Delta. “[É importante que haja] a cobertura vacinal completa (duas doses), uma vez que 1 dose de Pfizer ou AstraZeneca só protege 31% dos vacinados contra a Delta”, completou.

De acordo com a Sesapi, o registro mais próximo do estado é na cidade de Poranga, no Ceará, localizada a 76 km do município de Pedro II, ao norte do Piauí. Além do Ceará, a variante Delta já foi confirmada no Maranhão e Pernambuco, entre os estados que fazem divisa com o Piauí.

“Não temos registros de casos no Piauí, mas a Sesapi orienta aos nossos municípios que são circunvizinhos a estes estados a intensificarem a vigilância de barreiras nas entradas de acesso às cidades, garantindo uma identificação de possíveis casos”, afirma a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa.

Desde 2020, o Piauí tem casos de variantes. Neste período, foram registrados oito casos das variantes Gamma (P1), P2 e N9, em Teresina, Canto do Buriti, São João da Canabrava, São João do Piauí, União, e Prata do Piauí.  Já em 2021, foram, 29 casos identificados nas cidades de Teresina, Canto do Buriti, Altos, Floriano, Pedro II, Beneditinos, Parnaíba, José de Freitas, Brasileira, Luís Correia, sendo um procedente do município de Pedreiras (MA) e Brasília (DF).

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar