Protocolo de recuperação de celulares do Piauí será adotado por outros estados do país

O objetivo do Ministério da Justiça é expandir a ação, inicialmente, para 11 estados da federação

Abertura da 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública – Anúncio Celular Seguro (protocolo do Piauí). (Fotos: Everton Ubal)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) participou da assinatura de um protocolo de intenção junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, repassando o projeto de recuperação de telefones roubados ao Governo Federal. A solenidade aconteceu em Brasília (DF), na manhã desta quinta-feira (1°), durante a 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública.

Implementado em 2023, o projeto já recuperou e devolveu cerca de 6 mil celulares aos verdadeiros donos. O objetivo do Ministério da Justiça é expandir a ação, inicialmente, para 11 estados da federação.

O governador ressaltou a importância da integração das forças na segurança pública para a execução de estratégias como o protocolo.

“O maior feito desse protocolo no Piauí foi interromper a cadeia criminosa. As pessoas passaram a ter mais coragem de fazer boletim de ocorrência. Além da devolução em massa, tivemos a redução do roubo e furto de aparelho celular. Para nós é um grande prazer contribuir. ”

Abertura da 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública – Anúncio Celular Seguro (protocolo do Piauí). (Fotos: Everton Ubal)

Para Ricardo Lewandowski, Ministro da Justiça e Segurança Pública, esse é um passo importante e espera aprofundar a cooperação e o diálogo.

“Nós queremos operar juntos, as forças federais e estaduais. É um passo importante no sentido de fortalecer a segurança do cidadão comum, o celular hoje é um meio de comunicação essencial. Portanto, essa é uma experiência importante que nós vamos, com muito respeito, aproveitar e tentar disseminar no Brasil como um todo.  É uma iniciativa que vem do diálogo e da integração. “

Manoel Carlos, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública destacou que a ideia é possibilitar que o cidadão possa ter o celular de volta.

“Essa questão do furto e roubo de aparelhos é uma questão endêmica no Brasil, sabemos que a vida das pessoas está nos celulares, então vamos corrigir todas as falhas nesse combate ao roubo de celulares. O protocolo do Piauí é fundamental porque permite ao usuário ter seu celular novamente.”

Em sua fala, Mário Luiz Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública, pontuou que a solenidade representou um avanço na segurança pública do Brasil.

“Uma importante política pública trazida pelo estado do Piauí, uma medida inteligente, que nos foi gentilmente compartilhada e agora se transforma em política nacional muito importante. Nossa gratidão ao povo piauiense. ”

Abertura da 2ª Jornada Nacional de Integração de Dados de Segurança Pública – Anúncio Celular Seguro (protocolo do Piauí). (Fotos: Everton Ubal)

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar