19 de fevereiro de 2026

Baliza para CNH deixa de ser obrigatória a partir desta quinta-feira (19) no Piauí

As novas regras passam a valer para todos os candidatos, inclusive para aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH

Compartilhe:

Baliza deixa de ser obrigatório. (Foto: Governo do Piauí)

Começa a valer nesta quinta-feira (19), no Piauí, o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Entre as mudanças no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão a retirada da prova de baliza para a categoria B e o fim das faltas eliminatórias.

Segundo o Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) as novas regras passam a valer para todos os candidatos, inclusive para aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH. No entanto, o teste de baliza continua obrigatório para as categorias C, D e E.

Outra alteração importante diz respeito ao número de faltas permitidas durante o exame. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual, esse limite passa a ser de 11 faltas.

Com o fim das chamadas faltas eliminatórias, o candidato só poderá ser reprovado automaticamente caso o examinador constate, durante a prova prática, que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança.

Instrutores autônomos 

O Detran-PI destaca que segue aberto o edital de credenciamento de instrutores de trânsito autônomos, sem prazo de encerramento. 
 
O processo foi simplificado: a exigência de seguros deixou de ser obrigatória, facilitando a entrada de novos profissionais no mercado. 

Interessados podem buscar orientações e iniciar o credenciamento em qualquer posto do Detran-PI, tanto na capital quanto no interior. 

Leia mais :

Teste da baliza deixa de ser obrigatório para categoria B, confirma Detran Piauí


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: