
O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, afirmou que o Ministério da Justiça planeja criar uma força nacional focada no policiamento ostensivo das fronteiras do Brasil com países da América do Sul, com foco no combate ao tráfico de drogas.
O Brasil faz limite com Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, totalizando uma extensão de 17 mil km de divisa. Além disso, são aproximadamente 8 mil km de fronteiras marítimas.
Segundo Chico Lucas, durante entrevista à imprensa nesta sexta-feira (20), em Teresina (PI), o novo grupamento policial funcionaria aos moldes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICO), que possui atuação nos estados.
“Nós vamos criar as Forças Nacionais, que vão pensar essas rotas do tráfico. As duas rotas principais são o Alto Solimões e a outra é o Paraguai com o Mato Grosso do Sul e Paraná. Então, temos que pensar em toda a rota, integrando os estados”, explicou.
No mês de janeiro, o então ministro da Justiça, Ricardo Lewandowisk, autorizou a Força Nacional a atuar nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, no estado de Roraima, após a ação dos Estados Unidos na Venezuela.
“Não vai ser circunscrita a um estado, mas a vários estados. O principal é a Amazônia. Já temos a Amazônica Segura, que é o AMAS. Nós vamos trabalhar e vai ter um força interestadual e nacional. E também, no Sul do país, na rota que vai para o Porto de Santos e os portos do Centro-Sul”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!