PF investiga esquema de funcionários fantasmas e desvio de verbas do Fundeb e Fundef no Piauí

Professores e servidores comissionados estão entre os investigados

Polícia Federal (Foto: PF/Ascom)

A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na sexta-feira (27), durante a Operação Karma, que investiga um esquema de funcionários fantasmas no interior do Piauí.

Professores e servidores comissionados estariam desviando verbas dos fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Segundo a PF, os investigados recebiam salários sem cumprir a carga horária estabelecida ou sem sequer prestar serviços, configurando a prática de “funcionários fantasmas”.

As investigações apontaram que, além de não exercerem suas funções, alguns servidores devolviam parte de sua remuneração ao responsável por suas nomeações.

Conforme a PF, “a ação visa quantificar os valores desviados e identificar a participação de outros envolvidos no esquema”.

Os investigados podem responder pelo crime de concussão, que consiste em exigir vantagem indevida em razão do cargo ocupado.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar