Durante o último fim de semana, a cidade de Teresina registrou eventos com aglomerações e desrespeitos às medidas sanitárias de combate à Covid-19. Ao todo, quatro festas foram encerradas por descumprimento das normativas de saúde.
Durante a noite da última sexta-feira (20), 40 bares, restaurantes e casas de shows foram fiscalizados. Desses, três foram autuados e quatro festas foram encerradas. No sábado (21), dois estabelecimentos foram autuados e dois Termos Circunstanciais de Ocorrência (TCO) foram lavrados contra casas de shows. No domingo (22), um show com banda ao vivo também registrou aglomeração na casa de show Café De La Musique, na zona Leste de Teresina; esse show aconteceria inicialmente no sábado (22). O ClubeNews aguarda esclarecimentos.
O portal ClubeNews teve acesso às imagens. Nos vídeos, pessoas sem máscara se aglomeram em festas, descumprindo o decreto estadual que proíbe a realização de festividades com a presença de público superior a 100 pessoas.
Na zona leste da cidade, na Avenida Homero Castelo Branco, além da grande quantidade de pessoas, a sujeira e o barulho incomodou moradores e quem passa pelo local. Antônio de Sá, que possui um ponto comercial há mais de 20 anos na região, relatou o incômodo frequente com os eventos.
“Urina, camisinha, garrafa quebrada e tudo que você imaginar. De sexta para sábado e de sábado para domingo eu tenho que fazer a limpeza. Tem que pagar uma pessoa para estar limpando. É um absurdo. Não tem quem aguente”, reclamou.
Notificações
A fiscal da vigilância sanitária de Teresina, Bernadete Vieira, destacou o trabalho da equipe, visando o cumprimento das medidas de saúde e alertou para a necessidade de cuidados redobrados com o registro de novas variantes no país.
“O que a gente vê é que existem outras cepas e outras variantes que estão sendo disseminadas pelo Brasil. Do Rio de Janeiro para cá é um passo. Então, estamos tentando conter [as pessoas] e manter os protocolos”, disse a fiscal.
De acordo com o infectologista Nayro Ferreira, a realização de festividades dessa natureza é um “mau comportamento” e pode acarretar no desequilíbrio das ações preventivas realizadas pelos órgãos de saúde e vigilância.
“Com certeza são pessoas jovens, que com certeza ainda não se vacinaram. A taxa de transmissibilidade é alta. Eles levam o vírus pra casa, trabalho, escola ou para aonde forem dissemina; é tudo o que o vírus precisa para alavancar novos casos. Esse mau comportamento é um absurdo”, disse o médico.
Novo Decreto
O Governo do Estado publicou, neste domingo (22), o Decreto nº 19.930 com as medidas sanitárias para conter a transmissão do novo coronavírus no Piauí. As ações serão válidas no período de 23 a 29 de agosto. De acordo com o novo decreto, ficam suspensas todas as atividades que gerem aglomeração.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares como lojas de conveniência e depósito de bebidas podem funcionar até às 24h, mas não podem realizar confraternização, festas ou qualquer evento que gere aglomeração, seja no estabelecimento ou no seu entorno.
Os bares e restaurantes poderão funcionar com a utilização de som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração. O decreto também dispõe sobre os eventos realizados ou patrocinados pelo Poder Público.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar