Black Lives Matter, Rita Lee, Círio de Nazaré, Caetano Veloso e cultura africana foram temas de algumas questões do primeiro dia da edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo (3), os candidatos fizeram provas nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação.
Em entrevista à Clube News FM, a professora do Colégio CEV, Flávia Lêda, analisou um pouco sobre as questões que abordaram atualidades no primeiro domingo de provas:
“Quando é mais próximo da atualidade, o aluno está mais antenado e acompanhando as notícias, fica mais tranquilo para ele. Porém, muitas vezes uma questão envolve que ele entenda tudo isso, então acaba tornando a questão mais complexa”.
Conforme a professora, o grau de dificuldade da prova aumenta devido o tamanho dos textos e a interpretação que o aluno precisa fazer de cada um:
“O que torna ela mais difícil é esse grau de complexidade pelo tamanho dos textos, pela interpretação em si e pelo caráter intertextual. Na prova tinha um poema que envolvia com receita, então o aluno precisa ter atenção com isso porque existe a relação entre gêneros e textos”.
O tema da redação
“Foi um tema esperado, porque nos últimos anos os grupos minoritários vinham sendo abordados. Tivemos o trabalho de cuidado da mulher, idosos, crianças, então estava na hora de falar sobre herança africana. Muita gente pensou que o tema era sobre racismo, mas tem que prestar atenção, a ideia era falar sobre os desafios de valorização dessa herança africana. O racismo é um dos desafios, mas era importante falar sobre a intolerância religiosa e termos que não devem ser mais usados. Além de usar boas referências do assunto”, finalizou.
*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar