A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre nesta quarta-feira (13), às 10h, novas vagas de agendamento para a primeira dose de vacina contra dengue. Os agendamentos ocorrem por meio do site da FMS. As doses são destinadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo priorizado pelo Ministério da Saúde.
Conforme a FMS, a logística de agendamento ocorre devido à pouca quantidade de vacinas recebidas. “Desta vez, foram enviadas apenas 3.300 doses para a capital, que vão contemplar apenas uma parte do público alvo”, informa Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da fundação.
O esquema da vacinação contra a dengue é de duas doses, com intervalo de três meses. “Se a pessoa teve dengue recentemente, é recomendado que ela aguarde um intervalo de seis meses para iniciar o esquema vacinal”, esclarece Emanuelle Dias.
No momento da vacinação, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS, documento de identificação, caderneta de vacina e um comprovante de endereço de Teresina.
Segunda Dose em Teresina
Segundo dados da FMS, cerca de 2.028 crianças e adolescentes que tomaram a primeira dose da vacina contra a dengue não retornaram para completar o esquema vacinal – quase metade do público contemplado.
“Fazemos esse chamamento para os pais que levem seus filhos para tomar a segunda dose. Neste caso, estamos disponibilizando oito postos por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento”, diz Emanuelle Dias.
Os postos de vacinação estão espalhados por todas as zonas da cidade.
- Zona Leste: a vacina está disponível na UBS Santa Isabel (turno da manhã) e no Teresina Shopping, das 13h às 18h.
- Zona Sudeste: UBS Carlos Alberto nos turnos manhã e tarde;
- Zona Norte: UBSs Poty Velho e Parque Brasil;
- Zona Sul: UBSs Cristo Rei, Lourival Parente e Porto Alegre.
Todas as UBS das zonas Norte e Leste estão abertas nos turnos manhã e tarde.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Fundação Municipal de Saúde