Prato Cheio: Associação Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH) é selecionada

Instituição de Teresina é a primeira anunciada pela Rede Clube entre os seis projetos que serão beneficiados pela campanha.

Associação Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH) (Foto: TV Clube)

A Associação Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH) é uma das instituições selecionadas para receber as doações da campanha Prato Cheio, promovida pela Rede Clube.

A instituição é uma casa de apoio às mães e pessoas com mielomeningocele e hidrocefalia, iniciou as atividades há 22 anos e funciona no bairro Piçarra, na zona Sul de Teresina. A jornalista e apresentadora Denise Freitas é uma das madrinhas do projeto e visitou a sede na terça-feira (12).

Sônia Macêdo, presidente da associação, relatou que tem uma filha com hidrocefalia e sentiu a necessidade de criar um espaço de apoio às famílias.

“Eu tenho uma filha com hidrocefalia e por consequência ela perdeu a visão. Mas minha filha venceu e pedi a Deus que eu encontrasse mães que passassem pela mesma situação, para que eu pudesse ajudar também”, explicou.

Associação Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH)  (Foto: TV Clube)

Naturais de Assunção do Piauí, Aldemisa Nascimento e o filho, Lucas, moradores da casa, tem o espaço como um apoio durante o tempo que passam em Teresina.

“Eles são crianças que precisam de mais cuidados e nem gostam de muito agito, então aqui é um espaço reservado. Hoje eu vivo aqui por causa dele, na minha cidade não tem tratamento, não tem nada, então temos que ficar aqui”, comentou.

Benjamin é filho de Maria dos Navegantes, eles também são moradores da casa e são uma das cerca de 180 famílias assistidas, por mês, pela instituição.

“Toda vez que precisamos ficar aqui é ótimo para nós, principalmente para as crianças. Aqui eles recebem alimentação, que é algo difícil e muito caro quando eu compro, eu recebo apoio aqui e isso é muito importante”

Associação Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH) (Foto: TV Clube)

Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH)

A doença resulta de uma má formação congênita da coluna vertebral que ocorre durante a formação do bebê.

Principais sequelas:

  • Dificuldade ou ausência de movimentos nas pernas;
  • Incontinência urinária;
  • Má formação nas pernas ou pés;
  • Hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro).

Campanha Prato Cheio 

Nesta quinta-feira (12) será anunciada a entidade selecionada no município de Floriano.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar