Reestruturação da dívida pública do Piauí pode gerar economia de R$ 536 milhões

Segundo o secretário Emílio Júnior, o processo de reformulação vai garantir que o Piauí tenha mais recursos para investimentos

Emílio Júnior (Foto: divulgação/ Sefaz)

O secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Emílio Júnior, se reuniu com representantes do Banco Mundial (BIRD), no Centro Administrativo, em Teresina. O encontro aconteceu na última semana e tinha como principal pauta discutir a reestruturação da dívida pública do estado, visando menor custo e maior prazo de pagamento.

Segundo o secretário Emílio Júnior, o processo de reformulação vai garantir que o Piauí tenha mais recursos para investimentos e desenvolvimento das políticas públicas. A economia estimada da dívida pública é superior a R$ 536 milhões.

“Vamos solicitar a reestruturação da dívida pública, por meio da substituição de empréstimos nacionais de maior custo por um novo empréstimo com o Banco Mundial, com condições financeiras mais vantajosas para o Piauí, visando a redução dos encargos financeiros, priorizando a sustentabilidade fiscal e o desenvolvimento econômico”, afirmou.

A economia projetada pelo Governo considera o cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), ferramenta utilizada para avaliar a viabilidade de um projeto de investimento, que permite calcular o valor presente de fluxos de caixa futuros, descontando-os pela taxa de retorno mínima exigida pelo investidor, também conhecida como taxa de desconto.

“Com esse novo perfil de endividamento, o Estado terá mais espaço para incentivar o investimento e o fornecimento eficaz de bens e serviços públicos”, concluiu Emílio Júnior.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar