Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia mostram que, todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais, sofrem quedas. Conforme especialistas, os principais acidentes acontecem em casa, nos ambientes que fazem parte do cotidiano do idoso.
Em entrevista à TV Clube, a médica geriatra, Joseanne Teixeira explicou que com o envelhecimento os idosos passam a apresentar alterações oculares, redução dos reflexos e outros processos que aumentam os riscos de queda.
“É fisiológico do envelhecimento nós termos uma diminuição do que chamamos de densidade mineral óssea, ou seja, os idosos vão ficando mais predispostos a quadros de osteopenia e osteoporose. Além disso, ocorre uma redução da massa muscular, essa perda da massa magra que dá sustentação da musculatura e do arcabouço ósseo”, explicou.
Ainda conforme a médica, a maioria dos idosos tem hábitos mais restritos ao domicílio, por isso é importante ter atenção com a segurança desses espaços.
“É importante ter cuidado com os tapetes, são itens que podem propiciar a queda de idosos. Também é importante ter cuidado com os calçados que os idosos usam, precisam ser mais apropriados, com traseiro. Os pisos não podem ser escorregadios, é necessário colocar barras nos banheiros para auxiliar a sustentação. Essas são algumas medidas que nós fazemos dentro do ambiente domiciliar, prevenindo os riscos de queda”, detalhou.
“É importante ter alguém para monitorar a atividade do idoso, muitas vezes alertar para os riscos de queda e fratura. Essas fraturas muitas vezes são corrigíveis, mas são casos de operação, o tempo de internação pode aumentar, porque os idosos têm comorbidades. Consequentemente aumenta o risco de sangramento e mortalidade para o idoso”, pontuou.
O Ministério da Saúde apresentou algumas dicas importantes para evitar acidentes com idosos:
- Faça exames oftalmológicos e físicos anualmente, em específico para detectar a existência de problemas cardíacos e de pressão arterial;
- Mantenha na dieta uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D;
- Tome banhos de sol diariamente;
- Participe de programas de atividade física que visem o desenvolvimento de agilidade, força, equilíbrio, coordenação e ganho de força do quadríceps e mobilidade do tornozelo;
- Use sapatos com sola antiderrapante;
- Amarre o cadarço do calçado de forma firme e segura;
- Substitua os chinelos que estão deformados ou muito frouxos;
- Use uma calçadeira ou sente-se para colocar o sapato;
- Evite sapatos com salto ou com sola lisa;
- Evite ingestão excessiva de bebidas alcoólicas;
- Mantenha uma lista atualizada de todos os medicamentos que está tomando ou que costuma tomar, e dê para os médicos com quem faz consulta;
- Informe-se com seu médico sobre os efeitos colaterais dos remédios que está tomando;
- Certifique-se de que todos os medicamentos estejam claramente rotulados e guardados em um único local;
- Tome os medicamentos nos horários corretos e da forma orientada pelo médico.
*Estagiário sob a supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar