Como criar metas realistas para o ano de 2025? psicóloga elenca dicas

Especialista comenta que o autoconhecimento é crucial para esse processo

Como criar metas realistas para 2025? (Foto: Freepik)

Quando o ano novo se aproxima, muitas pessoas estabelecem promessas de mudança de hábitos para o ano vindouro, só que é muito comum o descumprimento dessas metas.

Mas é possível estabelecer metas realistas de ano novo? Para a psicóloga Tammya Silva, sim. No entanto, ela afirma que o autoconhecimento é crucial para esse processo.

“A grande possibilidade de você entrar em 2025 buscando metas realistas é parando, refletindo, entrando em contato consigo mesmo, buscando esse autoconhecimento”, disse.

A psicóloga ressalta que o autoconhecimento é um processo totalmente pessoal que varia de cada pessoa, ou seja, parâmetros sociais alheios, a busca pelo corpo perfeito, por exemplo, não deveria influenciar na criação das suas metas.

“As pessoas por não buscar a sua própria autorrealização, por algumas dificuldades emocionais, como baixa autoestima, insegurança, um quadro depressivo ou de uma ansiedade, acabam buscando satisfazer a satisfação do outro e não de si, criando expectativas que, muitas vezes, a sua individualidade não consegue realizar”, explica.

Para atingir o autoconhecimento, a psicóloga recomenda uma reflexão sobre o retrospecto do seu ano. Analisar o que foi conquistado, o que foi desafiador, o que não deu certo e o porquê, e, a partir dessa análise, criar metas reais.

Além dessa reflexão, Tammya afirmou que a terapia é imprescindível para uma melhor percepção de suas capacidades e necessidades.

“A psicologia pode sim contribuir para que cada sujeito; em um processo de psicoterapia, alcance essa ampliação da percepção sobre as suas necessidades, sobre a sua subjetividade, para que a pessoa, ao invés de permanecer numa resistência vitimista, olhando para as experiências da vida, sempre com dificuldades, ela possa se tornar protagonista”, frisou a psicóloga.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar