
“A gente sabe que nesses grandes aglomerados e no carnaval, aumenta o índice de importunação sexual” contra mulheres. A afirmação é da secretária estadual das mulheres, Zenaide Lustosa.
A campanha “Carnavou Piauí – Só se eu quiser… Não é não!” foi lançada pela Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) na última quarta-feira (19). A iniciativa combate importunação sexual durante o Carnaval e alerta sobre o assédio em espaços públicos.
A secretária conta que a campanha é uma forma de conscientizar as pessoas para garantir que as festas aconteçam de forma respeitosa entre todos.
“A importância do respeito, da gente brincar nesse carnaval, com muita tranquilidade, na paz e respeitando as pessoas. A gente pode curtir a vida com todo o respeito”, disse.
A SEMPI se reuniu com donos de blocos de carnaval para apresentar a campanha e buscar fortalecer a conscientização sobre o respeito, cuidado e segurança das foliãs durante o período carnavalesco.
“O número do protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’ (0800 000 1673) é um dos canais dispostos nos materiais, serviço de atendimento e acolhimento disponível em todos os 224 municípios do Estado”, lembra a SEMPI.
A coordenadora de Proteção às Mulheres da Secretaria da Segurança Pública, Tatiane Seixas, reforça a importância da campanha. “Repetimos essa ação para destacarmos que depois do não tudo é assédio. Qualquer que seja o espaço onde esteja acontecendo a festividade, seja no clube, na praia, nos bares ou dentro de casa, o carnaval é um momento de alegria e não de desrespeito”.
LEIA MAIS
Importunação sexual no Carnaval: o que fazer e como denunciar?
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: SEMPI