Quaresma: católicos têm tradição de cobrir imagens sacras com panos

Uma dúvida comum entre os fiéis é sobre quais imagens podem ser cobertas.

Igreja de São Benedito, no Centro de Teresina (Foto: Lays Viana)

Pedro Pires e Lays Viana
pedropires@tvclube.com.br

A Igreja Católica vive o período da Quaresma, que se estende da Quarta-feira de Cinzas até o Sábado Santo, relembrando os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar seu ministério. Marcado por penitências e orações, esse tempo é de preparação para a celebração da Ressurreição de Cristo. Uma das tradições desse período é cobrir as imagens sacras nas igrejas com um pano roxo.

Segundo o padre José Nery, administrador paroquial da Área Pastoral Santa Clara e São Francisco de Assis, no bairro Santa Clara, zona Sul de Teresina, a prática remonta a um costume antigo, no qual as igrejas cobriam as imagens sagradas com um pano roxo, cor litúrgica da Quaresma.

“O fato de cobrir as imagens é, nesse sentido, de resguardar aquilo que é sagrado para poder depois colocar junto a uma alegria plena. Aí compreendemos que este resguardar-nos daqui é uma preparação para podermos nos encontrar por inteiro, ouros e santos, naquela edificação, aqui, da igreja terrena em relação à igreja do céu, a eternidade”, explicou.

Igreja de São Benedito, no Centro de Teresina (Foto: Lays Viana)

Ainda segundo o padre, a prática de cobrir as imagens com panos também pode ser realizada pelos fiéis em casa durante a Quaresma. Ele ressalta que os panos devem ser retirados apenas no Sábado Santo.

“Seria importante que nós também, em nossas casas, cobríssemos as nossas imagens, senão durante toda a Quaresma, ao menos naquele tempo maior, como nós chamamos domingo de Ramos, até Sexta-feira da Paixão. Pode-se cobrir até mesmo com um lençol branco. Durante a Vigília Pascal, no Sábado Santo, o pano é retirado nas igrejas. Então, ao chegarmos em casa depois da missa, podemos retirar os panos que cobrem os nossos santos, podemos iluminar, colocar flores e dizer que Cristo está vivo, Ele reina eternamente entre nós”, explicou.

Uma dúvida comum entre os fiéis é sobre quais imagens podem ser cobertas, considerando a variedade existente na fé católica.

Padre José Nery (Foto: Pedro Pires)

O sacerdote esclareceu ao portal ClubeNews que não há exceções, podendo incluir também quadros religiosos que retratam a vida dos santos.

“Todas as imagens podem ser cobertas, desde que para nós elas signifiquem sagradas, como as imagens mais comuns, a de Nossa Senhora, seja para o título que for, São José, São Francisco, Santo Antônio, a cruz do Senhor, o Crucificado. Todas as imagens de santos da Igreja Católica ou quadros podem, assim, ser cobertos, mas, nós resguardamos isso para dizer que nós só cobrimos o sagrado, só guardamos o sagrado”, frisou.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar