
Uma carga com 4.780 maços de cigarros contrabandeados foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-135, no município de Bom Jesus (PI). Duas pessoas foram presas pelo crime de contrabando.
Conforme a PRF, a apreensão aconteceu por volta das 20h30, durante uma fiscalização de rotina, na noite de segunda-feira (7). Os agentes abordaram um veículo e, ao vistoriar o compartimento de carga, foram encontradas várias caixas com cigarros de origem estrangeira sem nota fiscal.
No veículo estavam um homem de 61 anos e uma mulher de 40 anos, que assumiram serem os proprietários da mercadoria.
De acordo com a PRF, eles informaram que os cigarros vieram do Paraguai e confessaram saber que o transporte era ilegal, mas alegaram que estavam agindo por “necessidade financeira”.
O casal foi preso em flagrante. Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Bom Jesus, com a carga apreendida.
APREENSÃO DE MADEIRA
Já na madrugada desta terça-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de 37,63 metros cúbicos de madeira nativa transportada de forma irregular na BR-343, no município de Piripiri.
A apreensão aconteceu por volta da 1h, durante uma fiscalização de rotina. Os policiais abordaram um caminhão conduzido por um homem de 54 anos. O veículo carregava estacas de sabiá (Mimosa caesalpiniifolia).
Segundo a PRF, o condutor apresentou um Documento de Origem Florestal (DOF) que autorizava o transporte de 20m³ de madeira. No entanto, após análise volumétrica da carga, foi constatado que o caminhão carregava 37,63m³.
A diferença no volume invalida o documento apresentado e configura crime ambiental, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Com isso, a carga e o caminhão foram apreendidos e ficarão à disposição do órgão ambiental responsável. O motorista e o destinatário da madeira vão responder pelo transporte irregular de produto florestal sem licença válida.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar