
O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, afirmou que o número de beneficiários de longo prazo do Bolsa Família caiu pela metade desde 2023. Conforme dados do MDS, o Piauí é o terceiro estado do Brasil que apresenta o maior número de dependentes do programa por mais de 10 anos.
Ao menos 41,4% das pessoas assistidas pelo Bolsa Família no Piauí ultrapassaram a marca de uma década. O índice supera a média da região Nordeste, que é de 38,8%. O programa possui mais de 20 milhões de inscritos.
Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da Agência Brasil, nesta terça-feira (15), Wellington Dias reconheceu os dados, mas afirmou que mais de 5,3 milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Nós estamos falando de 7 milhões de pessoas. Esse número foi bem maior. Quando nós chegamos, tinham aproximadamente 14 milhões de pessoas, que a vida inteira permaneceram no Bolsa Família. Cerca de 5,3 milhões de pessoas, entre 2023 e 2024, saíram da pobreza”, pontuou.
Curso superior
Do total de beneficiários, cerca de 10% da população economicamente ativa possui curso superior. A característica, apesar de não ser predominante, garante – na visão do ministro – mais chances de um emprego.
“Eu estou bastante animado porque, em 2025, entre janeiro e fevereiro, são mais de 374 mil pessoas que já estão trabalhando. São empregos bons, carteira assinada. Quando a gente pensa o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único, achamos que são pessoas de baixa escolaridade. Não são mais”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Bolsa Família não está exigindo biometria, alerta MDS sobre tentativas de golpe
MDS cancela bolsa família de 1.194 candidatos eleitos ano passado
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar