O último episódio da série Minha Fé, idealizada pela TV Clube durante a Semana Santa e dedicada à abordagem de diferentes religiões, foi exibido nesta sexta-feira (18) e teve como tema o Espiritismo, doutrina que une ciência e filosofia a partir da orientação dos espíritos. Para os praticantes, a fé é o elo entre o mundo material e o mundo espiritual.
A reportagem mostra que, nos centros espíritas, não há imagens de santos, rituais ou simbolismos. O ambiente é preparado exclusivamente para momentos de reflexão. As reuniões iniciam com palestras, baseadas em livros espíritas que trazem orientações sobre conduta e evolução moral.
Além do palestrante, os fiéis acreditam que os espíritos também participam dos encontros, enviando intuições e fluidos que mantêm o equilíbrio do ambiente. Márcia Persília, voluntária em uma casa espírita, explica:
“A gente é assistido por uma equipe espiritual. Ela nos emana essa energia, essa paz, essa luz que nos deixa nessa vibração. Por isso, quando chegamos aqui, antes mesmo das palestras, já entramos em processo de oração, porque a prece acalma e nos deixa mais tranquilos”, relata.
Água fluidificada
Durante os encontros, é comum que os participantes levem garrafas de água, acreditando que os fluidos do ambiente transformam o líquido em algo especial. O policial penal Sílvio Leite compartilha sua experiência:
“A gente traz essa água porque ela é fortificada, e a espiritualidade coloca a medicação necessária que estamos precisando, seja um problema orgânico ou espiritual.”
Aos domingos, os grupos também se reúnem para ler obras do codificador do Espiritismo, Allan Kardec, e de outros estudiosos da doutrina.
Reencarnação
Um dos pilares do Espiritismo é a crença na reencarnação — a ideia de que, após o desencarne (morte do corpo físico), o espírito retorna à Terra para reparar erros cometidos em vidas anteriores. O palestrante João Braga Neto explica.
“Se você vê uma pessoa que nasce cega, aleijada ou com problemas mentais, se não houvesse a reencarnação, Deus seria muito injusto. Criar um filho para viver daquele jeito enquanto outros, com saúde, fazem o mal? A reencarnação é a oportunidade que o espírito tem para se redimir.”
Passe mediúnico
A reportagem também destaca o caso de Carlos Alberto, que enfrentou uma severa depressão, com crises de pânico, síndrome de burnout e insônia. Ele encontrou apoio na doutrina espírita, especialmente no passe mediúnico, técnica realizada em uma sala reservada onde médiuns utilizam as mãos, com auxílio dos espíritos, para ajudar na cura de desequilíbrios energéticos.
Hadassa Guimarães, secretária-geral da casa espírita, explica o procedimento. “Os espíritos auxiliam prestando assistência junto com o passista, fazendo essa renovação de energia. Às vezes, as pessoas chegam com o coração pesado, angustiadas. Então é feito como se fosse uma limpeza energética.”
Psicografia
Outro ponto abordado foi a psicografia, prática em que médiuns acreditam poder se comunicar com entes queridos que já desencarnaram. A experiência costuma ser profundamente emocionante para os que buscam conforto após a perda de alguém.
Oton Silva, por exemplo, perdeu o filho ainda bebê, com apenas nove meses de vida. No centro espírita, buscou consolo e relata ter recebido uma mensagem por psicografia.
“Vim sabendo que iria receber isso. Ter um contato mais próximo. Quando estive com ele, ele não tinha como me dizer nada. Então vim aqui para saber se ele queria me falar alguma coisa. E foi bem clara a mensagem. Tudo o que foi dito era como eu esperava. Foi 100% a presença dele.”

Veja também:
Vídeo: série mostra rotina de ir à novena e de agradecer pelos milagres
Série Minha Fé: testemunhos de fé e a missão de seguir Deus
Minha Fé: conheça a história da doutrina Vale do Amanhecer
Minha Fé: Umbanda e Candomblé revelam a força da espiritualidade afro-brasileira
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar