“Fica uma cicatriz”, diz árbitro assistente vítima de racismo no Piauí

Esse é o segundo caso de racismo envolvendo o Parnahyba desde o ano passado.

Um suposto caso de racismo foi registrado no Piauí durante uma partida do Campeonato Brasileiro Série D. O jogo aconteceu no último domingo (20), no litoral do estado, quando o Parnahyba enfrentava o Imperatriz, do Maranhão.

O árbitro assistente Raimundo dos Reis relatou ter sido chamado de “macaco” por um torcedor do time piauiense, que estava na arquibancada. Após a ofensa, o árbitro interrompeu a partida para que providências fossem tomadas. A Polícia Militar identificou e retirou o suspeito do estádio, mas ele não teve a identidade revelada e não foi preso.

A injúria racial foi incluída na súmula da partida, porém, até o momento, não há registro de denúncia formal na delegacia especializada, apenas um boletim de ocorrência.

“Fica uma cicatriz”, diz árbitro assistente vítima de racismo no Piauí

Em entrevista à TV Clube, Raimundo lamentou o episódio e afirmou que casos como esse têm se repetido no futebol piauiense.

O árbitro-assistente Raimundo dos Reis (Foto: TV Clube)

“Não é fácil falar desse caso de racismo. Já tenho outros colegas que também passaram pela mesma situação e sabem a cicatriz que fica. Enquanto não houver penalidades severas, vamos continuar vendo casos como esse”, declarou.

Ele também destacou o apoio psicológico recebido por meio da Federação de Futebol do Piauí.

Outro caso

Esse é o segundo caso de racismo envolvendo o Parnahyba desde o ano passado. Em dezembro, o zagueiro Emir foi chamado de “urubu” por um torcedor do próprio clube.

Em nota, o Parnahyba afirmou que irá se posicionar mais nas redes sociais e distribuir faixas e panfletos nos próximos jogos com mensagens contra o racismo. No Instagram, o clube publicou uma nota de repúdio, reforçando o compromisso com a promoção da igualdade, inclusão e respeito no esporte.

Confira a nota:

Nota de Repúdio do Parnahyba (Foto: Instagram)

 

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar