
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Escritura Limpa, que investiga um esquema de venda ilegal de terrenos na zona leste de Teresina. Quatro pessoas foram presas temporariamente, e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Teresina e São Pedro do Piauí.
Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), os investigados são suspeitos de crimes como estelionato, falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos, uso de documentos falsos e associação criminosa.
As investigações começaram após a denúncia de uma imobiliária da capital, que identificou a comercialização de terrenos de sua propriedade por terceiros, sem qualquer autorização.
Segundo o delegado Roni Silveira, coordenador da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), os golpistas forjavam documentos para simular a venda dos imóveis, enganando os compradores.
“A prática ilícita consistia na falsificação de documentos para viabilizar a transferência dos lotes a compradores que acreditavam estar adquirindo os imóveis de forma legítima”, explicou Silveira.
Como resultado da investigação, a Justiça determinou medidas cautelares contra cinco suspeitos, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, suspensão do exercício de função pública e o bloqueio de R$ 400 mil nas contas bancárias, via Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD).
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, destacou a importância da participação popular no combate às fraudes. “As denúncias anônimas são fundamentais para fortalecer o combate às fraudes e desarticular organizações criminosas que atuam de forma coordenada”, afirmou.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar