Artista com Síndrome de Down é convidado para exposição no Museu do Louvre

As obras de João serão expostas na exposição “Le Carrousel do Louvre”, uma mostra internacional de arte contemporânea.

João Elyo, de 11 anos, foi convidado para participar de uma exposição no Museu do Louvre. (Foto: Arquivo pessoal)

O pequeno João Elyo, de 11 anos, foi convidado para participar de uma exposição no Museu do Louvre, em Paris, uma das mais conceituados do mundo. A família do artista, que mora em Esperantina, Norte do Piauí, começou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro e custear a viagem até a França.

As obras de João serão expostas na exposição “Le Carrousel do Louvre”, uma mostra internacional de arte contemporânea que acontecerá em três dias de abril de 2022. A exposição aconteceria em 2021, mas foi adiada por conta da pandemia de coronavírus.

A carreira de João Elyo começou bem cedo. Em 2019, aos 9 anos, João fez sua primeira exposição no Theatro 4 de Setembro, o maior do Piauí. Em 2020, o menino participou de uma exposição no Rio de Janeiro e de uma exposição online organizada por uma galeria da Califórnia, no Estados Unidos.

Segundo Elenilza Araújo, mãe de João Elyo, o menino é autodidata e ambidestro. As obras do artista estão disponíveis na internet.

“Eu ainda fico impressionada com o João. Pela forma como ele cria as coisas, fico boba. Ele é muito inteligente, ultrapassa minha compreensão. Ele cria muitas técnicas sozinho, e eu preciso ficar sempre em contato com especialistas para entender”, comentou Elenilza.

Vaquinha online

Elenilza Araújo, mãe de João Elyo, contou que o orçamento para a viagem, entre passagens, documentos e estadia na França, ficou em cerca de R$ 50 mil. “Infelizmente, nosso dinheiro não acompanha. Eu sou professora e meu marido é auxiliar administrativo, não temos condições de custear”, disse.

Foi quando uma prima de João escreveu para o site Razões para Acreditar. A história do menino motivou o site a criar a vaquinha online, para arrecadar fundos para a viagem.

Expressionismo abstrato

O talento de João chamou a atenção da curadora Lisandra Miguel, diretora da empresa Vivemos Arte, há pouco mais de dois anos, e logo ele passou a fazer parte do seu catálogo de artistas. Além da qualidade da obra do menino, a curadora contou que ficou impressionada com o apoio dos pais ao talento do filho.

“Há um conjunto de fatores relacionados ao desenvolvimento de crianças especiais, e a princípio o que me chamou a atenção, depois de ter visto obras fantásticas produzidas por ele, foi o suporte familiar que o João Elyo possui. A sabedoria dos pais é admirável”, disse.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: G1 Piauí


∴ Compartilhar