Lucy Brandão
articulista de mercado de trabalho
A dinâmica do mercado de trabalho vem mudando e se adaptando a tempos de crise como esse que estamos vivendo com a pandemia de Covid-19. São muitos os fatores que têm levado as empresas a adaptarem seu quadro de pessoal a uma realidade cada vez mais enxuta.
Outro fator que impacta nas contratações e no perfil do profissional selecionado é a grande quantidade de trabalhadores disponíveis no mercado em busca de oportunidade. Isso faz com que as empresas tenham maior oferta e possam escolher que tipo de profissional querem contratar.
Nesse movimento dinâmico, a lei da oferta e da procura acaba beneficiando os trabalhadores que são mais qualificados e que oferecem para a empresa uma capacidade maior de adaptação a funções diferentes. Isso porque, na maioria dos setores, as atividades não diminuíram, mas em muitos deles a quantidade de profissionais tem sido reduzida.
É nesse cenário que as corporações passaram a dar prioridade na contratação do chamado profissional multitarefas – aquele que está disposto a exercer vários papeis e disponível caso a empresa precise dele não apenas em um tipo de atividade, mas em várias e, possivelmente, ao mesmo tempo.
Alerta
Um aspecto importante tanto para as empresas quanto para os trabalhadores é avaliar o resultado obtido e a que custo. É importante lembrar que assim como existem vantagens de ter esse profissional, há também desvantagens que podem impactar a produtividade e até mesmo a saúde do empregado.
Vantagens
Mais produtividade: quem realiza mais de uma atividade por vez tende a se tornar mais produtivo;
Capacidade de adaptação: ser multitarefa exige adaptação constante e isso faz com que o profissional se torne mais flexível;
Economia de tempo: tarefas realizadas simultaneamente geram grande economia de tempo.
Desvantagens
Queda da qualidade: não adianta realizar várias atividades por vez se elas forem feitas sem qualidade;
Prejuízo de tempo: se gerar retrabalho o tempo economizado se transforma em prejuízo;
Risco de estresse: uma pessoa que realiza diversas atividades ao mesmo tempo tem maior risco de sofrer com o excesso de estresse.
Confira o que a psicóloga, especialista em recursos humanos, Vera Coelho, diz sobre o tema.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar