Zona Eleitoral prepara urnas para eleição suplementar de Juazeiro do Piauí

Dois candidatos disputam o cargo de prefeito do município de Juazeiro do Piauí: Cristiano Galdino de Oliveira Neto (PSD) e José Wilson Pereira Gomes (PCdoB).

Urna Eletrônica (Foto: Antonio Augusto/secom/TSE)

A audiência de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição suplementar de Juazeiro do Piauí acontece nesta quarta-feira (29). A eleição está prevista para ocorrer no domingo (3). Dois candidatos disputam o cargo de prefeito do município de Juazeiro do Piauí: Cristiano Galdino de Oliveira Neto (PSD) e José Wilson Pereira Gomes (PCdoB).

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) informou que no pleito serão usadas 22 urnas eletrônicas e cinco urnas de reserva.

A 34ª Zona Eleitoral de Castelo do Piauí, que tem como juiz titular o Dr. Raniere Santos Sucupira, vai conduzir a audiência.

“A Audiência de Carga, Lacre e Auditoria das Urnas Eletrônicas de Votação e Urnas Eletrônicas de Contingência será transmitida, ao vivo, pelo canal do TRE-PI no YouTube, a partir das 9h, desta quarta-feira (29)”.

Juazeiro do Piauí que fica a 163Km da capital (Teresina), ao norte do estado, é termo judiciário da 34ª Zona Eleitoral do Estado e conta com 5.229 eleitores aptos a votar, distribuídos em 22 seções que serão instaladas em 15 locais de votação.

Audiência de preparação 

O TRE-PI explica que a “audiência de preparação das urnas consiste na inserção da foto e dos nomes dos candidatos que disputam a eleição para prefeito, a sigla e número dos partidos pelos quais eles concorrem bem como a tabela com os nomes dos eleitores por seção eleitoral. No mesmo processo, todas as urnas que serão utilizadas na votação terão suas baterias recarregadas com carga suficiente para permanecerem ligadas até o fim da votação”.

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Anderson Lima, comenta que  todo o processo de preparação das urnas é realizado pelos técnicos do TRE-PI e presidido pelo juiz eleitoral da referida Zona, devidamente acompanhado por membros do Ministério Público e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil.

O processo de preparação das urnas é aberta ao público e pode ser acompanhada pelos candidatos, representantes de partidos políticos, imprensa e por qualquer cidadão ou cidadã que tiver o interesse de constatar a sua lisura.

Candidatura Indeferida 

O prefeito eleito em Juazeiro do Piauí, Antônio José de Oliveira (PT), o Tonho Veríssimo, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma sessão virtual realizada no dia 15 de dezembro de 2020. A decisão foi por unanimidade e Tonho Veríssimo não foi diplomado.

O TSE analisou um recurso que alegava a inelegibilidade de Tonho Veríssimo por ter sido condenado em 2015 por operar uma rádio clandestina.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí chegou a conceder a candidatura por entender que o crime não tinha relação com a Administração Pública e não constava do rol de crimes da Lei de inelegibilidades. Então, com a candidatura confirmada, Tonho Veríssimo concorreu e venceu as eleições municipais de Juazeiro do Piauí.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: TRE-PI


∴ Compartilhar