Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
O volume de vendas do comércio varejista no Piauí teve uma queda de 0,7% em agosto na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (6) pelo IBGE na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).
No ano o comércio varejista tem uma variação acumulada positiva de 19,8% até agosto. Nos últimos 12 meses a variação acumulada também é positiva, de 19,4%.
Em todo o país, o comércio varejista recuou 3,1% em agosto na comparação com o mês anterior (2,7%). Mais da metade das atividades caíram no período. No ano, o varejo acumula alta de 5,1% e nos últimos doze meses, crescimento de 5,0%.
Seis das oito atividades pesquisadas tiveram taxas negativas em agosto, com destaque para outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,0%), que teve a principal influência negativa sobre o indicador do comércio varejista. Essa atividade é composta, por exemplo, pelas grandes lojas de departamento.
“Foi um setor que sofreu bastante no início da pandemia, mas se reinventou com a reformulação das suas estratégias de vendas pela internet. Isso culminou com crescimentos expressivos, principalmente em julho (19,1%) com o lançamento das plataformas de marketplace. Com muitos descontos, o consumidor antecipou o consumo em julho, fazendo com que o mês de agosto registrasse uma queda grande de 16,0%. Esse recuo, contudo, não é suficiente para retirar os ganhos dos quatro meses anteriores”, explica o gerente da PMC, Cristiano Santos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar