Sesapi alerta municípios para novos prazos de aplicação de 2ª dose

O órgão comunicou aos municípios os novos prazos para aplicação da 2ª dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca.

Sesapi emite alerta aos municípios sobre novos prazos para aplicação da 2ª dose das vacinas anticovid. (Foto: Ministério da Saúde)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu um alerta aos municípios do Piauí, para que os órgãos gestores se atentem acerca dos novos prazos para aplicação das segundas doses das vacinas contra a Covid-19. A nova atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Covid-19, em 07 de outubro de 2021, apresenta os novos intervalos de aplicação dos imunizantes.

Foram estabelecidas de quatro a 12 semanas preconizando uma média de oito semanas para a vacina da FioCruz/AstraZeneca e de três a 12 semanas para o imunizante da Pfizer/BioNTech entre a primeira e segunda dose. A vacina CoronaVac/Butantan não recebeu alteração, permanecendo em 28 dias o intervalo entre doses.

“Desde a 36ª remessa de distribuição de vacinas que os municípios já estão com os imunizantes para a antecipação dos prazos para a segunda dose. Com isso estamos fazendo esse alerta para que os municípios elaborem uma estratégia local para fazer os devidos adiantamentos”, lembra a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

A diretora explica ainda que, a partir desta atualização, os responsáveis pela aplicação das doses devem colocar no próprio cartão de vacina os novos prazos e aqueles que já receberam devem ser convocados para tomar a vacina no novo intervalo.

“É muito importante fazer esse chamamento, para que possamos alcançar uma imunização do nosso povo em tempo mais rápido”, alerta Cristiane.

Dose de reforço

A secretaria também reforça os prazos para a vacinação da dose de reforço, que deve ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado, para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. Pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) devem tomar o reforço após 28 dias da aplicação da segunda dose.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Sesapi


∴ Compartilhar