Auxílio Brasil: bandidos aplicam golpes sob disfarce de atualização cadastral

Novo benefício que substitui o Bolsa Família começa a ser pago este mês; saiba quem vai precisar fazer atualização do CadÚnico

Foto: Carlienne Carpaso/ ClubeNews

Com a previsão de atender até 16 milhões de famílias a partir de novembro, o Auxílio Brasil, programa que pretende substituir o Bolsa Família, exigirá inscrição ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para os trabalhadores informais de baixa renda. Segundo a Medida Provisória 1.061/2021, esse é um dos critérios para ter direito ao benefício. Autoridades alertam para golpes que estão sendo aplicados sob disfarce de atualização cadastral.

De acordo com informações apuradas pelo portal ClubeNews, os bandidos estão usando mensagens de aplicativo e até ligações telefônicas com DDD de vários estados para entrar em contato com as vítimas. Com a desculpa de fazer uma atualização no cadastro das famílias, pedem dados e tiram dinheiro das vítimas.

No site do governo federal há informações de como evitar ser enganado. “É muito importante reforçar que o Governo Federal só se comunica pelos canais oficiais de seus órgãos”, diz o alerta.

Dicas para não cair nos golpes:

1. Observe o remetente das mensagens;
2. Não clique em links de e-mails ou mensagens WhatsApp de remetentes que você não conhece;
3. Nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
4. Nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações;
5. Acesse canais de informações oficiais.

Quem vai receber o benefício
Além dos dados atualizados no CadÚnico, a família deve ter renda mensal de meio salário mínimo por pessoa (R$ 550, atualmente) e renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3,3 mil, em valores atuais).

A exigência de cadastramento não vale para quem recebe o Bolsa Família. Nesse caso, a migração para o novo programa será automática, segundo o Ministério da Cidadania.

Como verificar o cadastro
A melhor maneira de saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.

Caso o usuário não tenha internet, deve procurar pessoalmente algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar