Atualizar o currículo ou elaborar esse documento pela primeira vez pode ser um desafio para muitos trabalhadores. A insegurança quanto à função ou as dúvidas sobre o modelo ideal são alguns obstáculos que precisam ser vencidos por quem quer se apresentar adequadamente à empresa selecionadora.
Para ajudar nesse desafio, selecionamos cinco dicas básicas para deixar seu currículo mais atrativo. Confira:
1) Informações básicas
Pode parecer óbvio, mas as informações básicas sobre o candidato são alguns dos erros mais comuns em currículos. Muitos trabalhadores esquecem de preencher o principal: uma forma de contato. Assim não adianta ter o currículo perfeito, se encaixar na oportunidade e ser selecionado se o recrutador procurar seu telefone ou e-mail e não encontrar no documento.
2) Atenção para a ortografia
Erros na forma com as palavras são escritas e no português básico também são mais comuns do que se imagina. Isso pode dar a entender que o candidato não tem sequer a formação necessária para a função. Então, esteja atento à grafia correta das palavras, à construção do texto, pontuação e concordância de verbos e nomes. Isso pode não garantir a vaga, mas vai ajudar você a causar uma boa impressão e não ser eliminado de cara.
3) Diagramação
A maneira como você apresenta as informações também é um diferencial no currículo. Enquanto alguns candidatos não têm o menor cuidado com a disposição gráfica dos tópicos, alguém que apresente um perfil profissional criativo e bem diagramado pode largar na frente nesta disputa, sobretudo se você estiver concorrendo a uma vaga em áreas como comunicação, arquitetura, artes, etc.
4) Mentir, jamais
Esta é uma das maiores causas de eliminação de candidatos a uma vaga. Sabe o ditado “mentira tem perna curta”? No mercado de trabalho ela também não vai longe. Alguns selecionadores checam as informações ou percebem mentiras no momento da entrevista. Dizer no perfil profissional que tem inglês fluente e não saber responder uma só pergunta no idioma no momento da entrevista é um clássico exemplo. Então, fale a verdade, sempre.
5) Personalize
Seu perfil profissional pode ganhar um toque de personalização de acordo com a vaga para a qual está se candidatando. Se a oportunidade é temporária, por exemplo, dê ênfase nas suas experiências em períodos sazonais, cursos que podem ajudar neste novo desafio e atributos profissionais que vão ajudar no desempenho da função. As empresas, assim como as pessoas, gostam de se sentir especiais. Mostrar que você está customizando o currículo para elas pode ajudar a conquistar a vaga.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar