Os policiais civis, militares e moradores se uniram em uma força-tarefa para resgatar um motorista que sofreu acidente de trânsito na cidade de Uruçuí, na noite de domingo (7). Eles conseguiram resgatar a vítima com vida após 12 horas de trabalho, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ocorrência, segundo eles, poderia ser mais rápida se a cidade contasse com uma unidade do Corpo de Bombeiros. O pedido por bombeiros é uma reivindicação antiga.
O acidente ocorreu na localidade “barra da volta”, considerada perigosa pelos condutores que trafegam pela região. Inúmeros acidentes já aconteceram no local. O motorista estava estável, mas as pernas ficaram presas nas ferragens. O caminhão ficou atolado e o grupo precisou usar tratores para desatolar o veículo.
A equipe do Samu encaminhou a vítima ao hospital mais próximo. O caminhão estava carregado com botijões de gás de cozinha, com placa de Floriano (PI).
“Recebemos a informação e nossa equipe em conjunto com a Polícia Militar se deslocou para prestar socorro à vítima. Foi um trabalho demorado, mais de 12 horas, com apoio da população. Conseguimos resgatar a pessoa com vida. Ela foi encaminhada ao hospital e recebeu os primeiros socorros”, comentou o delegado de Polícia Civil, em Uruçuí, Natan Cardoso.
O delegado ressaltou que a população ajudou com maquinários e força humana no auxílio a retirada da vítima do veículo.
Os moradores e os representantes dos órgãos de segurança de Uruçuí reclamam da falta de uma unidade de comando do Corpo de Bombeiros na cidade. O comando mais próximo de Uruçuí fica em Floriano, distante 228 km.
O resgate a essa vítima, por exemplo, deveria ser realizado com apoio de bombeiros, mas, por falta de equipe, os policiais civis, militares e populares prestaram o socorro mesmo sem equipamentos e treinamentos específicos para esse tipo de resgate.
“A equipe da Polícia Civil se deslocou até fazendas, que cederam tratores para ajudar no resgate. Eles foram dirigindo os tratores, manobraram, não cobraram nada por isso. A gente agradece muito o apoio da população que foi essencial para conseguir resgatar essa pessoa com vida. Fica o nosso apelo pelo Corpo de Bombeiros em Uruçuí. A gente está passando por diversas situações de resgate em que a Polícia Civil e Polícia Militar, de forma heroica, têm logrado êxito mesmo sem treinamento específico””, acrescentou o delegado.
Bombeiros em Uruçuí
O Corpo de Bombeiros do Piauí informou ao Portal ClubeNews que um projeto de Lei foi apresentado ao Governo do Estado para ser apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí para a criação de uma unidade em Uruçuí.
O projeto de Lei dispõe sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros do Piauí. A expectativa é dele ser votado ainda neste ano pela Alepi.
O mesmo projeto prevê a criação de unidades em Corrente, São Raimundo Nonato, Esperantina, Oeiras e Valença, dentre outras cidades.
“Após votação na Alepi, nós vamos ter a destinação orçamentária e financeira. Disso, teremos a realização de concursos, de quarteis, aquisição de equipamentos para essas unidades. É um passo que vai se dando para implementar essas unidades”, comentou o tenente-coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros do Piauí.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar