Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
Cerca de 7 mil pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Piauí podem ter o pagamento suspenso caso não realizem sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal até 30 de janeiro de 2022. A informação é da Coordenação Estadual do Benefício de Prestação Continuada no Piauí.
De acordo com o coordenador estadual do Cadastro Único e BPC, Roberto Oliveira, são mais de 71.697 beneficiários do BPC inscritos no CadÚnico no estado do Piauí.
Regra do BPC
Desde 2016 o governo federal tornou obrigatória a inscrição no CadÚnico para ter direito ao benefício assistencial, que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta forma, famílias que recebem o benefício e não possuem o CadÚnico ou que estão com dados desatualizados correm o risco de sofrer interrupção no pagamento.
Para isso não acontecer, devem procurar os postos de atendimento para regularizar a situação e, depois de inscritas no Cadastro Único, elas devem entrar em contato com o INSS por meio do telefone 135 para informar a realização do cadastro.
Para se inscrever no CadÚnico e regularizar a situação é necessário procurar um dos postos de atendimento dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) no município.
O que é e quem tem direito?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício da assistência social no valor de 1 (um) Salário Mínimo para pessoas com deficiência de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e que, por isso, vivenciam dificuldades para a participação e interação plena na sociedade ou para idosos com idade de 65 anos ou mais.
Para a concessão deste benefício, é exigido que a renda familiar mensal seja de até ¼ de salário mínimo por pessoa e não é preciso ter contribuído para a Previdência Social.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar