Expoapi: animais fogem para a BR-343 e causam acidentes

Cavalos se assustaram com a queima de fogos de artifício no evento e fugiram para a rodovia

Animais feridos à margem da BR-343. (Foto: reprodução redes sociais)

Os relatos são de cenas de terror para quem passou pela BR-343 na noite desta quarta-feira (8), por volta de 21h40. O portal ClubeNews recebeu vários relatos de pessoas que transitavam pela rodovia e foram surpreendidas por cavalos que invadiram a pista assustados e causaram acidentes. Pelo menos um cavalo morreu no local atropelado. Ainda não se sabe quantos acidentes foram causados nem quantos animais estão feridos. Em grupos de whatsapp, circulam informações de que uma pessoa estaria internada em estado grave após um desses acidentes, mas o portal ainda não conseguiu confirmar a informação.

A Secretaria Estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural, APCZ – Associação Piauiense de Criadores de Zebu e a Associação de Vaquejada do Piauí – organizadores da Expoapi – informaram, por meio de nota, que “a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343”.

Os organizadores da Expoapi afirmam ainda que o evento é realizado “em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí”, diz a nota.

Os acidentes ocorrem exatamente uma semana depois que o governador Wellington Dias (PT) sancionou a Lei 7.643 que “proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí. Ficaram permitidos fogos que não fazem barulho e possuem apenas o efeito visual”.

“Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade”, diz ainda a nota dos organizadores.

Postagem de redes sociais sobre o acidente
Um cavalo gravemente ferido foi atendido na BR-343 (Foto: reprodução redes sociais)

Lei proíbe queima de fogos de artifício no estado do Piauí

Está proibido “o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso” no Piauí.  A lei Nº7.643, de autoria da deputada Teresa Brito, foi publicada na terça-feira (30) no Diário Oficial do Estado. A aplicação da lei cobre espaços abertos e fechados, sejam áreas públicas ou locais privados.

Em descumprimento da norma, os responsáveis estarão sujeitos a multa de R$ 1.500 para pessoa física e R$ 2.000 para pessoa jurídica, que pode dobrar o valor em caso de reincidência em menos de 60 dias.

 

Confira abaixo a nota dos organizadores na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ – ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,
SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO
APCZ – ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU
ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI

 

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar