Projetos culturais do Piauí são premiados por Instituto de Arquitetos do Brasil

A arquitetura interna do Museu do Mar, em Parnaíba, a escadaria do Alto do Poeta da Costa e Silva, em Amarante e o Natal “Anjos de Teresina" foram premiados na edição centenária da IAB

Museus do Mar em Parnaíba – (Foto Equatorial Piauí)

A arquitetura de interiores do Museu do Mar, em Parnaíba, a escadaria do Alto do Poeta da Costa e Silva, em Amarante, que recebeu menção honrosa e o Natal “Anjos de Teresina foram premiados pelo  Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-PI), em sua edição de centenário, que aconteceu netsa terça -feira (21).

O professor e arquiteto Paulo Vasconcelos, da Universidade Federal do Piauí coordenou os três trabalhos quee representam a riqueza, a beleza e o trabalho realizado por todos os profissionais engajados em fazer o Piauí se destacar. Os  projetos são fruto do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura/SIEC

“É muito bom poder encerrar o ano com o reconhecimento de três projetos importantes para o Piauí. Um deles é o nosso Museu do Mar, entregue em julho juntamente com a reforma do Porto das Barcas. A escadaria de Amarante também foi um grande presente pra cidade. E, pra encerrar, a exposição que representa várias categorias profissionais que atuaram durante a pandemia, homenageadas no Natal de Sonho e Luz. Obrigado pelo reconhecimento e parabéns à equipe da Secult e do professor e arquiteto Paulo Vasconcelos”, comenta o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo.

 

Natal Anjos de Teresina

Além de trazer as luzes de natal para o centro de Teresina, a proposta é cuidar e revitalizar os prédios históricos, como o Museu do Piauí, a Central de Artesanato e as escolas de dança e de música. Neste ano, o projeto homenageou profissionais que atuaram durante a pandemia e fizeram a diferença nesse período no período.

Museu do Mar

O Museu do Mar foi inaugurado em julho de 2021 e com porta um acervo baseado em pesquisas sobre a região litorânea do estado. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi e um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão.

Além de barcos em tamanho real, dentro do museu também há um café, um miniteatro, um espaço para aulas de dança, artes plásticas, entre outras atividades.

 

Escadaria do Alto do Poeta da Costa e Silva

Com 77 degraus distribuídos em sete patamares, a requalificação da escadaria ‘Poeta Da Costa e Silva’ foi pensada e executada para contar a história do povo e das riquezas de Amarante. Os patamares são divididos em:  Os primórdios, Os colonizadores portugueses, Os negros, O Velho Monge, As letras, O extrativismo e A Cana de Açúcar. Os desenhos foram realizados pelo grupo Cactus.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Secult - Governo do Piauí


∴ Compartilhar