Piauí prevê vacinar mais de 330 mil crianças contra Covid; vacinação deve iniciar em janeiro

A expectativa é que o estado possa imunizar 331.432 pessoas nesta faixa etária, de 5 a 11 anos

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) prevê vacinar 331.432 crianças, de 5 a 11 anos de idade, contra a Covid-19 no estado.

Nesta quinta-feira (6), a Sesapi recebeu do Ministério da Saúde a nota técnica referente à vacinação desse público-alvo.

De acordo com a Sesapi, “ainda não há data para as secretarias receberem as vacinas e iniciarem a imunização”. A expectativa é de que a vacinação inicie ainda neste mês de janeiro.

“Da parte do Fórum dos Governadores do Brasil,  todos os estados já possuem uma estrutura integrada com os municípios e estamos pronto para trabalhar a distribuição das vacinas imediatamente após a chegada (dos lotes) em cada estado.  Chega dia 14 (de janeiro) no Brasil. Proteger crianças é uma prioridade do Brasil.  A vacinação das crianças acima de 5 anos ajuda na imunização do próprio Brasil, além disso vamos insistir na cobrança da vacinação para as faixas abaixo de 5 anos”, disse o governador do Piauí, Wellington Dias.

Vacina Pfizer

A vacina da Pfizer – para a faixa etária de 5 a 11 anos – será aplicada em duas etapas com o intervalo de quatro semanas.

O frasco da vacina para crianças também terá uma cor diferente daquela aplicada em adultos, para ajudar os profissionais de saúde na hora de aplicar a vacina.

“Estas doses são de 0.2 ml e serão tomadas em duas etapas, com o intervalo da primeira para a segunda dose de 08 semanas (2 meses), diferente do que diz a bula do imunobiológico, mas acreditamos que isso deve ser porque o Brasil ainda não tem doses suficientes para toda a população”, explica o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, pede a colaboração dos pais e responsáveis.

“Pedimos aos pais e responsáveis que assim que a vacina estiver disponível levem suas crianças, pois a vacina é segura e fundamental para proteção”, destaca.

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: Sesapi


∴ Compartilhar