Vendas de antigripais disparam em farmácias de Teresina

A prevenção da Covid unida ao surto gripal provocou uma grande busca pelos medicamentos

(Foto: Governo do Estado de Mato Grosso)

O surto de gripe junto ao aumento de casos da Covid-19 causaram o disparo na venda de medicamentos antigripais nas farmácias. Algumas farmácias tiveram um crescimento de 60% nas vendas de remédios contra os sintomas gripais, vitaminas C e xaropes neste mês.

Francisco Lopes, proprietário de farmácia no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, afirma que se preparava para o aumento de vendas desde novembro do ano passado.

“Como nesta época do ano começa a chover, por volta de dezembro, janeiro. A incidência de casos de gripe aumenta. Já prevendo as ocorrências compramos muitos produtos antigripais para nos prevenir e atender essa demanda que, com certeza, cresceu muito nos últimos dias”, afirma o proprietário.

Francisco Lopes, proprietário de farmácia no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina. (Foto: arquivo ClubeNews)

Automedicação

Alguns remédios do tipo não precisam de receita médica e devem ser utilizados com cuidado. “Eles têm muitas dúvidas, às vezes querem comprar por indicações de amigos. Por isso a necessidade de um farmacêutico para orientar e evitar a automedicação ou o uso indiscriminado de medicamentos”, conta Francisco Lopes.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Piauí, Valdeci Cavalcante, afirma que a grande procura provocou a falta dos medicamentos e até testes para Covid em muitas farmácias do estado e do país.

Segundo o presidente, “no mês de dezembro houve uma grande procura desses testes, superando as expectativas e gerando um desabastecimento não só no Piauí, mas em todo o Brasil.”

Valdeci Cavalcante, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Piauí. (Foto: arquivo ClubeNews)

Alternativa

Alguns empresários se previnem do surto montando estoque dos medicamentos para os funcionários. Os donos da clínica odontológica onde Renato Santos trabalha decidiram montar o estoque de vitaminas e antigripais para tentar prevenir as doenças.

“Devido ao surto de influenza recente no país, a nossa empresa tá prevenindo comprando vitamina C, antibióticos, xarope, tudo para a prevenção”, conta Renato.

Renato Santos, porteiro de clínica odontológica. (Foto: arquivo ClubeNews)

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar