Serra da Capivara é citada pelo New York Times como ponto turístico a ser visitado no Brasil

O Parque Nacional da Serra da Capivara incentiva o ecoturismo no Brasil

Serra da Capivara é um dos destinos divulgados pela New York Times Travel nas redes sociais. (Foto: redes sociais)

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

A New York Times Travel divulgou nesta segunda-feira (10) nas redes sociais “52 lugares para um mundo diferente”, e destaca a Serra da Capivara, do Piauí, como uma das localidades elencadas na lista. Na legenda da publicação, “a lista oferece destinos onde os turistas podem fazer parte dessa mudança (no mundo).”

O levantamento deve demonstrar as mudanças provocadas ao redor do planeta. “Além da pandemia de coronavírus, os efeitos das mudanças climáticas estão se acelerando em frequência e intensidade. O overtourism também ameaça se reafirmar quando o mundo começar a se mover novamente”, informa a legenda do post.

Overtourism é o excesso de turismo, que em alguns casos chega a ser preocupante para as autoridades de lugares bastante visitados devido às festas e diversão exacerbada dos turistas. Com isso, evitando os locais de viagem onde são realizados muitos eventos que registram casos de overtourism, o jornal internacional elencou lugares para um turismo diferente, que envolva fazer o bem.

Para isto, locais de conhecimento histórico e beleza natural, que elevam a riqueza cultural e histórica das suas regiões foram selecionados ao redor do mundo como destinos propícios para um “turismo do bem”. Trilhas, praias, centros históricos e muito mais você encontra nos destinos listados. Confira a publicação com os locais elencados:

Além da Serra da Capivara no Brasil, outros lugares também exemplificam o turismo do bem, como:

Chimanimani, um espetacular novo parque nacional em Moçambique, e símbolo de resiliência e esperança após anos de crise e perdas no país.

Um desfile noturno de pequenos pinguins diante de um público encantado na Austrália é uma notável história de sucesso ecológico.

Em Uttarakhand, no norte da Índia, passeios em pequena escala e estadias em casas de família são administrados por mulheres locais afetadas pela tragédia. “Isso não é turismo de massa”, disse o fundador da iniciativa. “Isso é empoderamento.”

Pegue o caminho menos percorrido: Cobscook Shores, um novo parque no Maine com praias subdesenvolvidas alcançadas por trilhas para caminhadas e ciclovias, alivia a pressão dos outros locais lotados do estado.

Veja a lista completa de destinos clicando aqui.

Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre às dez que protege a caatinga, constituindo quase 40% do bioma protegido no país.

Com uma área de cerca de 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros. Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar. Com isso, os sítios estão protegidos e íntegros no que concerne à sua preservação física e à sua compreensão.

Situado no domínio morfoclimático das caatingas, em uma região fronteiriça de duas grandes formações geológicas – a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco –, com vegetação e relevo diversificado e paisagens de beleza surpreendente, possui pontos de observação privilegiados de vales, serras e planícies. Apresenta, também, um dos conjuntos de sítios arqueológicos mais relevantes das Américas, que têm fornecido dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.

Fonte: Iphan

Parque Nacional da Serra da Capivara. (Foto: Governo Federal)

*Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar