O Hospital Municipal da Criança, no Parque Piauí, zona Sul, teve aumento de 78,46 % nos atendimentos em janeiro deste ano em comparação a dezembro do ano passado. Somente em janeiro foram 4.617 atendimentos e em dezembro 2.587 e a maioria é de sintomas gripais.
Em janeiro passado os atendimentos de paciente com tosse foram 1.758 (38,08%), febre 475 (10,29%), com diarreia, vômitos ou náuseas 400 (8,66%), dor de cabeça, cefaleia tontura ou vertigem 128 (2,77%), suspeita ou confirmação Covid foram 42 (0,91%).
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, diz que teve aumento de profissionais e de leitos para atendimento de síndromes respiratórias.
“Acrescentamos mais médicos na escala e desde janeiro são três pediatras no atendimento durante o dia, existe plantão 24 horas com equipe multiprofissional e acrescentamos mais profissionais com infectologista, neurologista e aumentamos de 5 para 15 leitos para síndromes gripais”, diz.
A diretora do Hospital Municipal da Criança, Lucifrancis Leal Lima, explica que o atendimento é com classificação de risco. “Nos atendimentos de urgência fazemos a classificação de risco para priorizar os pacientes mais graves e nos casos de internação o controle dos acompanhantes é rigoroso para evitar contaminação com síndromes respiratórias”, diz.
Unidade de saúde atende exclusivamente crianças
O Hospital Municipal da Criança é referência para atendimentos pediátricos na rede pública municipal e atende pacientes de todas as zonas da cidade. Em janeiro, a maioria dos pacientes foram dos bairros Angelim 542, Santo Antônio 534, Vila Irmã Dulce 325, Promorar 309, Parque Piauí 251 e Lourival Parente 233. Também foram atendidas crianças da zona rural da capital.
A Prefeitura de Teresina inaugurou o Hospital Municipal da Criança, dia 1º de setembro do 2021, no bairro Parque Piauí, Zona Sul de Teresina. A unidade de saúde é o primeiro hospital municipal com atendimento exclusivo em pediatria, com funcionamento 24 horas em urgência, emergência e internação.
O hospital conta com 46 leitos de internação exclusivos para pediatria, ambulatório especializado com consultas agendadas nas áreas de endocrinologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, cardiologia e nutrição. A unidade também atende crianças com Covid-19.
As instalações oferecem ambulatório especializado para atender consultas agendadas via gestor de saúde, além de serviços de exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-x para pacientes internados. São dois pediatras de plantão 24 horas juntamente com uma equipe multiprofissional.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Prefeitura de Teresina