Policial civil lança e-book com dicas de prevenção a golpes virtuais

Maiccon Sousa criou o e-Book “Fique esperto!”, que traz dicas de como não cair em golpes virtuais e o que deve ser feito em cada caso

Policial lança e-book com dicas de prevenção a golpes virtuais. (Foto: Arquivo ClubeNews)

Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br

Com a popularização das transações bancárias feitas pela internet, os golpes virtuais estão cada vez mais comuns. Criminosos se aproveitam da De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a cada 7 segundos um brasileiro sofre uma tentativa de golpe. Só em 2021, foram 3,8 milhões de tentativas de fraude registradas no Brasil.

Pensando nisso, o policial civil Maiccon Sousa criou o e-Book “Fique esperto!”, que traz dicas de como não cair em golpes virtuais e o que deve ser feito caso a pessoa seja vítima de uma tentativa de fraude.

O manual traz exemplos de alguns dos golpes mais aplicadas por cibercriminosos utilizando engenharia social, termo utilizado para se referir a uma técnica empregada para induzir usuários a fornecer informações confidenciais, infectar computadores e celulares com aplicativos maliciosos ou abrir links para sites falsos.

Em entrevista à Rádio ClubeNews, Maiccon afirmou que os usuários devem estar atentos a e-mails e SMS de procedência duvidosa, principalmente aqueles que contém links ou códigos de acesso.

“Se você recebe um e-mail que não tem segurança da procedência, desconsidere. Evite acessar links que você não conhece. Evite também expor suas senhas para outras pessoas e sempre crie senhas difíceis, com letras, números e caracteres especiais. Isso já dificulta as tentativas dos criminosos”, comentou.

Um dos golpes mais comuns atualmente é a clonagem de WhatsApp, onde os criminosos clonam o número de telefone da vítima e usam para ter acesso à conta no aplicativo de mensagens e pedir dinheiro a familiares e amigos.

“O criminoso manda uma mensagem para você, às vezes contando que a pessoa ganhou um prêmio e para receber o prêmio deve confirmar o código recebido via WhatsApp. Esse código na verdade é uma medida de segurança que o WhatsApp tem para acessar a conta da pessoa. De posse disso, ele manda mensagens para os contatos, principalmente de familiares e pede dinheiro. O familiar, sem saber da situação e até fragilizado pela pandemia, acaba caindo”, explicou.

Caso a pessoa seja vítima de um golpe, Maiccon orienta que a primeira medida a ser tomada é registrar um boletim de ocorrência e acionar as autoridades competentes.

“Vá na delegacia e registre o boletim de ocorrência. Explique todo o fato à polícia, passo a passo, como foi e qual o valor foi desviado ou transferido, os horários. Se envolver dinheiro, procure o seu banco também”, recomendou.

O policial citou algumas medidas de prevenção que valem para todos os tipos de golpes.

Confira as dicas:

— Não clique em links que você não sabe a origem;

— Se alguém pede dinheiro pelas redes sociais, entre em contato com essa pessoa por ligação ou pessoalmente para confirmar a identidade dela;

— Em plataformas de vendas online, desconfie de preços abaixo da média do mercado;

— Ative a verificação em duas etapas para aplicativos de redes sociais, como WhatsApp e Instagram;

— Desconfie sempre.

*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar