Um acadêmico de medicina que está afastado temporariamente nesse semestre de uma universidade particular é alvo, segundo ele, de uma notícia falsa (fake news) que circula nas redes sociais. A postagem diz que Edgar Reryson da Matta de Sousa não está matriculado na instituição e que, inclusive, estaria entrando em procedimentos cirúrgicos dentro de hospitais. Edgar relata que vai registrar um boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue quem iniciou a postagem envolvendo a sua imagem e divulgando seu perfil de rede social.
Ao Portal ClubeNews, Edgar Reryson disse que não é desistente do curso, mas está afastado por pendências no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Ele ficou sabendo da circulação da postagem por outro amigo. Edgar regularizou a situação e deve retornar ao ambiente acadêmico no próximo mês de agosto.
Edgar explicou que no último domingo (29) repostou duas fotos no seu perfil, uma do dia 17 de abril de 2021 e outra do dia 05 de fevereiro de 2021 (que está nos destaques da sua rede social). Há dois dias, ele postou a foto (tirada no dia 17 de abril) com a legenda “A missão é todo dia ser melhor que ontem”, mas não fez referência se seria uma “recordação”
“Acontece que alguém da turma tirou um print dessa foto (e começou a compartilhar). Eu tive um problema na minha matrícula por conta de uma ação de Fies, na Justiça em Brasília. Minha ação do Fies saiu favorável, no dia 26 de janeiro de 2022. Com isso, eu perdi o prazo da rematrícula desse semestre de 2022.1. Ingressei junto com minha advogada com um novo pedido de matrícula. No dia 12 de maio, saiu a decisão favorável a mim, sendo que a faculdade cumpriu a minha decisão da liminar do Fies, no dia 03 de maio”.
O estudante enviou documentações sobre o processo e as fotografias originais ao Portal ClubeNews.
Ele disse ainda que optou por atrasar um semestre já que, com orientação da coordenadoria do curso, ele poderia ser reprovado. “Em 2022.1, não estudei porque se eu retornasse nesse período de maio ficaria reprovado por faltas. A coordenação do curso me orientou a voltar só no próximo período, a partir de agosto, que é o período de 2022.2”, disse o estudante.
Sobre a nota divulgada nas redes sociais, ela teria sido elaborada por um suposto aluno ou aluna já que, segundo Edgar, a coordenadoria negou qualquer nota aos professores sobre a situação.
“Quem fez isso fez por maldade, nunca prejudiquei ninguém na vida. Vem uma pessoa que não conhece a minha história querer me prejudicar, com uma inverdade dessa. Me senti muito mal, mas estou muito tranquilo, a verdade sempre aparece. Recebi mensagens de muitos amigos, que me conhecem e sabem da minha índole. Agora os órgãos competentes vão tomar de conta desse caso para sabermos quem fez essa mentira contra mim”.
VEJA NOTA DIVULGADA NAS REDES SOCIAIS CONTRA O ESTUDANTE
Boa tarde!
Professor, foi solicitado pela Diretoria Administrativa e coordenação do curso para que façamos circular o ofício, citando que Edgar Reryson, não tem vínculo com a IES. Essa pessoa tem se passado por estudante de medicina da Uninovafapi e frequentado alguns campos de estágio.
O ofício, será entregue nos campos, de forma física e presencial, pois temos a informação que a pessoa acima citada, está tendo acesso aos campos, bem como em procedimentos cirúrgicos, e assim divulgando.
Peço sua ajuda, para quem devo direcionar os ofícios nos campos. E também para reforçar com os coordenadores de ciclo e preceptores nos grupos
VEJA NOTA DE ESCLARECIMENTO DA UNIVERSIDADE APÓS A CIRCULAÇÃO DA POSTAGEM
Prezando pela segurança de todos e tendo em vista o compromisso educacional, o Centro Universitário Uninovafapi, através da coordenação do curso de Medicina, tem a política de manter os campos de estágios informados com a lista atualizada de alunos regularmente matriculados na instituição e aptos para a realização das atividades de estágio.
O Uninovafapi esclarece que Edgar Reryson da Matta de Sousa é desistente do curso de Medicina desde o semestre letivo de 2021.2. Portanto, não tem vínculo ativo com a instituição e não está autorizado a desenvolver atividades acadêmicas em nenhum dos campos de estágios conveniados em nome da IES.
O Centro Universitário Uninovafapi reitera sua missão formar cidadãos éticos, tecnicamente competentes e politicamente responsáveis, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do Estado do Piauí, da região e do país.
A universidade esclareceu que “é considerado desistência porque no momento não há matrícula ativa”.
📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar