
Thálef Santos* e Wesley Igor Gomes*
thalefsantos@tvclube.com
Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) denunciaram nas redes sociais uma “onda de assaltos” na segunda (20) e terça-feira (21) – primeiro e segundo dia de retorno das aulas presenciais, respectivamente. De acordo com os relatos, os assaltos aconteceram nas paradas de ônibus em pelo menos três setores: Centro de Tecnologia (CT), Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e o Centro de Ciências da Educação (CCE).
Em apenas uma das paradas abordadas pelos suspeitos, foram roubados cerca de 14 celulares. Conforme as denúncias, pelo menos 40 celulares foram roubados nos dois dias de arrastões.
Uma das vítimas, identificada pelas iniciais Y. S., relatou nas redes sociais que estava na parada aguardando o irmão quando foi surpreendido por um assaltante. “Quando eu fui pegar o meu celular para mandar mensagem para o meu irmão, eu vi um homem indo na minha direção e, ali, eu sabia que seria um assalto”, escreveu o estudante na postagem.
“O homem levou dois celulares (meu e da menina que estava do meu lado, porque ele parou exatamente na nossa frente). Uma menina não deu o celular dela, um menino correu e uma menina correu também e graças a Deus não aconteceu nada com eles e nem com a gente”, relatou o estudante.
O Portal ClubeNews também entrou em contato com a Superintendência de Comunicação da UFPI. A universidade informa em nota que, além de intensificar as atividades da segurança acadêmica nos horários de pico, foi solicitado à Polícia Militar rondas mais frequentes na área do campus. Veja nota de esclarecimento completa ao final da matéria.
Cientes do ocorrido, a gestão do Diretório Central dos Estudantes – Esperança Garcia (DCE) se posicionou a favor de alterações no protocolo de segurança e melhoria no patrulhamento e iluminação. As medidas serão apresentadas à Prefeitura Universitária (PREUNI) em uma reunião marcada para esta quinta-feira (23).
Nas redes sociais, a estudante Andreia Matos, ao comentar o ocorrido com um professor, lembrou de quando o docente foi rendido junto aos alunos por um assaltante armado enquanto ministrava aula.
Confira as publicações dela sobre os assaltos e o relato do professor:
Alegria de reencontrar os professores e os amigos, mas quando vai chegando perto das 21:00, essas mensagens se tornam recorrentes… e aí @ufpioficial ? A quem recorrer? pic.twitter.com/j8M1ax7vfu
— marandrea (@AndreiaMatos_) June 22, 2022
Cara, o prof começou a aula dizendo que ele tinha sido abordado DENTRO da sala pelo assaltante que rendeu ele e todos os alunos com arma e tudo. E que tinham levado celulares, notebook’s… nem consegui prestar atenção na aula… medo demais
— marandrea (@AndreiaMatos_) June 22, 2022
O universitário Thales Cavalcante, que cursa Letras – Português na UFPI, comenta que a falta de ônibus disponíveis em circulação também prejudica a segurança dos alunos. Para ele, a longa espera nas paradas faz com que muitos alunos fiquem mais suscetíveis a assaltos já que não existe uma vigilância frequente pela universidade. Confira:
Segundo dia de aula na UFPI e já teve arrastão na parada 13 com alunos da noite. Gente, cadê o policiamento? Uma vergonha o que essa universidade tá fazendo com os alunos mediante a situação de falta de ônibus nessa cidade, sem falar do prefeito pra nada.
— CHLOE COM TESÃO (@PicoleCarambola) June 22, 2022
Apesar dos estudantes relatarem pelo menos 40 celulares roubados, o delegado Ademar Canabrava, titular do 12º Distrito Policial, informou ao ClubeNews que somente um dos estudantes procurou o 12º DP e registrou Boletim de Ocorrência, após ter o celular roubado.
A Polícia Militar também ressalta que os estudantes podem solicitar rondas pela UFPI nos horários de saída. Devido ao histórico de assaltos, qualquer aluno pode solicitar o serviço normalmente.
Outra alternativa divulgada nas redes sociais é a utilização de aplicativos que acompanham a movimentação em tempo real do transporte coletivo. A medida evita a espera nas paradas e auxilia no controle de horários.
VEJA NOTA DA UFPI
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que realizou um planejamento estratégico que abrange todos os setores para garantir o retorno presencial seguro à comunidade acadêmica e que o novo semestre letivo teve início na segunda-feira, dia 20, sem relatos de anormalidades e contratempos.
No que tange à área de segurança, houve reforço das ações da Divisão de Vigilância, com atuação de 186 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados.
Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus. Realizou-se, inclusive, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades dos públicos-alvo no retorno presencial.
A Administração Superior da UFPI também solicitou à Polícia Militar rondas mais frequentes na área do campus, colaboração sempre valorizada pela atual gestão da Universidade. A UFPI lamenta o ocorrido e reforça que continuará atuando em prol da segurança da comunidade acadêmica.
Veja a publicação do DCE nas redes sociais sobre o ocorrido e a reunião com a Prefeitura Universitária:
*Estagiários sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso
LEIA MAIS
Estudantes da UFPI de Teresina reclamam da lotação e demora na espera de ônibus
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.