
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), deixou oficialmente a presidência do Consórcio Nordeste na tarde de quinta-feira (5). O governador do estado do Alagoas, Paulo Dantas (MDB), tomou posse como novo líder do grupo para o mandato único de um ano.
A transmissão do cargo aconteceu em solenidade sediada na capital Maceió. Também estiveram presentes os governadores do Maranhão, Carlos Brandão (PDT); Ceará, Elmano de Freitas (PT); Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); Paraíba, João Azevedo (PSB); Pernambuco; Raquel Lyra (PSD); e o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB).
Em seu discurso, Rafael Fonteles destacou a necessidade de corrigir desigualdades no Nordeste, especialmente no acesso ao crédito para os estados, que seria um fator central para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
“Infelizmente, o Nordeste não chegava a 10% do crédito produtivo do país. E é o crédito que alavanca o desenvolvimento, mais do que os investimentos públicos, que também são essenciais. Temos que continuar nessa toada de exigir, sobretudo dos bancos públicos, que a participação das empresas nordestinas no crédito continue crescendo”, pontuou.
O novo presidente, o governador Paulo Dantas, disse que o principal foco à frente do bloco é manter o Nordeste como centro das discussões políticas e econômicas do Brasil.
“O Brasil do futuro fala com sotaque nordestino e o futuro do Brasil passa por essa grande potência chamada Nordeste. Desenvolvimento humano não é discurso. É política pública com resultado, impacto social e visão de futuro”, disse.
Rafael Fonteles assumiu o cargo em 5 de fevereiro de 2025. Ele substituiu a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!