Homem que morreu após mordida de sagui estava com Raiva humana, confirma Sesapi

Os últimos registros de raiva humana no Piauí ocorreram em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.

Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina (Foto: Divulgação/Sesapi)

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (30) que o homem de 56 anos, que faleceu, na terça (27), após ser mordido por um sagui, em Piripiri, estava com raiva humana. O resultado dos exames, enviados ao Instituto Pasteur, em São Paulo, confirmou a presença do vírus da doença no paciente.

O homem, residente da zona rural de Piripiri, foi atacado pelo sagui em 15 de julho. No entanto, ele não procurou atendimento médico imediato. Somente no dia 6 de agosto, começou a manifestar os sintomas característicos da raiva.

Em 12 de agosto, foi transferido para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina, onde recebeu tratamento especializado. Apesar dos esforços médicos, o paciente faleceu em 27 de agosto devido ao agravamento de seu quadro clínico.

A Sesapi informou que todas as medidas recomendadas pela literatura médica foram seguidas, com suporte do Ministério da Saúde e de autoridades de saúde americanas. O órgão estadual também acionou a Secretaria de Saúde de Piripiri para realizar um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região, apesar do caso envolver um macaco. Além disso, a família do paciente recebeu orientações sobre as circunstâncias do incidente.

A Secretaria alerta para os riscos do contato com animais silvestres e reforça a importância de procurar imediatamente uma unidade de saúde em caso de mordidas ou arranhões. A vacinação de cães e gatos continua sendo a principal forma de prevenção contra a raiva.

Os últimos registros de raiva humana no Piauí ocorreram em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.

 

Morre homem que estava internado com suspeita de Raiva humana


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar