Projeto de lei quer proibir uso de chicote por carroceiros de Teresina

A proposição é de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota).

Vereadora Thanandra Sarapatinhas. (Foto: Divulgação/ Ascom)

Tramita na Câmara Municipal de Teresina (CMT) um projeto de lei que solicita a substituição do chicote utilizado por carroceiros em veículos de tração animal por um instrumento sonoro. A proposição é de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota).

Conforme o texto, a Prefeitura de Teresina passará a fornecer um “chicote sonoro” aos carroceiros da cidade a partir do momento em que a medida entrar em vigor. Segundo a paramentar, o açoite causa sofrimento ao animal e defendeu a utilização do novo instrumento para coibir ferimentos e lesões aos animais.

“Não podemos permitir que isso continue a acontecer com a anuência do Poder Público se temos alternativas para a situação, que são os instrumentos sonoros. Ao invés de bater no bicho, o carroceiro pode acionar um som para prosseguir”, explicou.

Thanandra ainda reforçou o desejo de extinguir a prática de utilizar animais para transporte em Teresina. Para a parlamentar, a atividade configura como crime de maus-tratos.

“O eu que realmente queria é que os animais deixassem de ser usados para este fim, mas acredito que o PL já seja um importante passo para que cheguemos no ideal, que é acabar com qualquer tipo de maus-tratos na nossa cidade”, declarou.

A proposta segue para a aprovação das comissões da Câmara Municipal. Caso aprovado, o projeto vai à votação em Plenário e só então seguirá para sanção ou veto do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB).

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar