Este é nosso último artigo sobre os 3 segredos para ensinar uma criança a ser obediente. Peço a Deus que me dê sabedoria para em poucas palavras resumir o que há de mais importante no terceiro segredo. E, de fato, o terceiro segredo é este: é necessário ter SABEDORIA para comandar as crianças.
Parte dos motivos pelo qual uma criança pode parecer desobediente é por receber comandos pouco inteligentes. Algumas vezes damos ordens às crianças que são muito difíceis se serem cumpridas e exigimos um alto padrão de qualidade na execução. O que irá acontecer caso eu deseje que meu filho de 2 anos fique 1 hora quietinho em uma missa? A resposta é simples: provavelmente ele irá falhar. Por qual motivo eu iria desejar que ele ficasse 1 hora quieto? Porque seria ótimo que ele ficasse parado! Mas trata-se de um comportamento improvável para qualquer criança de 2 anos.
O problema em emitir ordens difíceis de serem cumpridas é que existe uma elevada probabilidade de falha. Em consequência a criança pode se sentir incapaz de obedecer, já que “geralmente ela não consegue”. Até mesmo quando talvez posse possível cumprir ela poderá sentir que não há razão para ela tentar, afinal ela já é conhecida por ser “desobediente”. Também para os pais é possível que uma ordem difícil de ser cumprida gere quebra de autoridade. Afinal, como punir a criança por uma ordem que não tinha mesmo como ser cumprida?
É necessário ter sabedoria até mesmo quando a ordem é: “NÃO FAÇA ISSO!” Todo comportamento tem uma razão, um motivo. É importante que os pais e cuidadores reconheçam essa razão para dar a alternativa correta. Imagine que uma criança de 2 anos está se alimentando com uma maçã e é repreendida por pegar uma faca sobre a mesa. Pode ser que ela deseje cortar a maçã em pedaços menores. Nesse caso seria importante dizer: “NÃO FAÇA ISSO, se a maçã estiver grande peça ajuda para a mamãe”.
A sabedoria em comandar também envolve o poder do exemplo. O maior ensinamento para uma criança é o exemplo dos pais. Crianças aprendem de muitas formas, mas a principal é por simples imitação. Não cobre comportamentos quando o seu exemplo ensina o contrário. Também lembre que todos nós estamos debaixo da autoridade de alguém. Seja obediente e respeitoso quando foi sua vez de obedecer.
Autoridade, amor e sabedoria. Estes são os 3 segredos que tenho visto de como ensinar uma criança a ser obediente. Desejo que Deus nos guie a fazer o melhor possível na difícil missão de educar. Até o próximo artigo!
Joniel Soares Silva
Pai e médico neuropediatra (CRM: 4675)
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar