CorpoCatimbó traz espetáculo com ritualística afro-indígena no Festival de Teatro Lusófono 2021

A entrada será gratuita para quem apresentar cartão de vacinação e estiver utilizando máscara e álcool em gel

Apresentação CorpoCatimbó. (Foto: arquivo pessoal)

O espetáculo CorpoCatimbó, apresentado pelos artistas cearenses Zé Viana Junior e Pai Mesquita de Ogum, é uma das atrações do Festival de Teatro Lusófono 2021, em Teresina. A apresentação acontecerá no Teatro Estação, localizado no Espaço Cultural Trilhos, na Av. Miguel Rosa, no próximo sábado (27) às 19 horas.

O público terá entrada gratuita, mas somente os que apresentarem cartão de vacinação, uso correto de máscara facial e utilização de álcool em gel.

CorpoCatimbó

CorpoCatimbó é um espetáculo poético que traz influências afro-brasileiras e dos povos indígenas, apresentando as corporeidades da capoeira, o desejo de ser “Corpo-fumaça” e portais da encantada Jurema Sagrada, árvore comum no nordeste brasileiro, da qual se extrai ervas medicinais e o fumo utilizado desde os ancestrais; em busca de uma poética catimbozeira.

Zé Viana Júnior, que pesquisou os modos de vida, a cultura e as tradições dos juremeiros, observando as energias e estados de presença dos catimbozeiros, o qual ele denomina de corporeidades encantadas, terá no palco também o babalorixá e performer Pai Mesquita de Ogum.

“Todo o trabalho de pesquisa e vivência sobre essa cultura particular será levada ao palco e será um momento gratificante para nós compartilharmos com o público de Teresina esse rito performativo de desenvolvimento artístico e também espiritual”, disse o ator.

Apresentação CorpoCatimbó. (Foto: arquivo pessoal)

Ficha Artística da atração

Pesquisa| Criação | Performance: Zé Viana Junior

Mestria | Orientação | Performance: Pai Mesquita de Ogum

Colaboração: Gerson Moreno e Mãe Nega de Iemanjá

Dramaturgia: Benjamin Abras Cátia Costa

Iluminação: Aline Rodrigues

Trilha Sonora: Eric Barbosa

Figurino: Edilene Soriano

Produção: Liliana Matos

 

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar